Cravinhos realiza o 5º Fórum Municipal da Educação

Publicado em 26-12-2018 13:14:00 | Fórum da Educação, Educação, Cravinhos, reunião, escolas municipais, escolas estaduais, escolas part

Cravinhos realiza o 5º Fórum Municipal da Educação

Na sexta-feira (30/11) aconteceu no Centro de Lazer da EMEB “Antônio Joaquim da Silva”, o V Fórum Municipal da Educação, que reuniu autoridades municipais e regionais e todos os docentes da rede municipal de ensino. As palestras focaram na análise e avaliação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em dezembro de 2017, e no monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME).

A Base Nacional Comum Curricular é um documento com força de Lei que define os objetivos da aprendizagem para todas as crianças, jovens e adultos. Ela elenca dez competências gerais que deverão guiar a ação educativa a partir de 2019 em todas as etapas da Educação Básica, de todas as escolas, são elas: Conhecimento; Pensamento Científico; Crítico e Criativo; Produções Artísticas; Comunicação; Cultura Digital; Autogestão; Argumentação; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação; Autonomia.

“O propósito da Base Nacional Comum Curricular é contribuir para a construção de uma sociedade ética, democrática, responsável, sustentável e solidária, que respeite e promova a diversidade sem preconceito de qualquer natureza. É um dispositivo para reorientar as políticas de avaliação da Educação Básica, atualizar os processos de produção de materiais didáticos e colaborar na discussão da política de formação inicial e continuada dos professores”, comenta a secretária municipal da Educação de Cravinhos, Margarete Stella Moraes.

A Base Nacional Comum Curricular é resultado do trabalho coletivo de especialistas em Educação, gestores, professores, estudantes e a sociedade em geral.

No decorrer do Fórum Municipal da Educação, foram debatidas e monitoradas pelas autoridades e docentes as metas do PME. Em 02 de julho de 2015, o prefeito municipal José Carlos Carrascosa dos Santos, sancionou e promulgou a Lei nº 2120, que trata do Plano Municipal de Educação, que possui as seguintes diretrizes: “Erradicação do analfabetismo; Universalização do atendimento escolar; Superação das desigualdades educacionais; Melhoria da qualidade de ensino; Formação para o trabalho e para a cidadania; Gestão democrática na Educação; Formação cultural, científica e tecnológica; Valorização dos Profissionais da Educação; Respeito aos direitos humanos, a diversidade e à sustentabilidade sócio ambiental”.

A execução das metas do Plano Municipal da Educação é objeto de monitoramento contínuo pelo Ministério de Educação, pela Câmara Municipal e pelo Conselho Municipal de Educação.

“Durante o evento foi possível expor as prioridades para a Educação em 2019, que são: valorização e profissionalização docente; apoio e incentivo a rede municipal de Ensino para a implementação da Base Nacional Comum Curricular; desenvolver integralmente a política educacional para a primeira infância; alfabetização de todos os alunos até os 8os anos; aprimorar a política de expansão da jornada escolar; aperfeiçoar as regras do Sistema Municipal da Educação; e monitorar os mecanismos do financiamento da Educação Básica”, revela Margarete Stella.

No encerramento dos trabalhos, a secretária municipal da Educação alertou para a vigência do FUNDEB que termina em 2020. Enfatizou que os Recursos Federais precisam ser ampliados e, com isso, retomar o programa de reconstrução e ampliação da Educação. Os municípios estão no limite de suas contratações e não têm mais condições de fazer endividamento.

Vale salientar que durante o evento diversas autoridades municipais se fizeram presentes, entre elas: o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos; o vice-prefeito, Itamar Bueno; a secretária da Educação, Margarete Stella, a secretária da Cultura, Andréa Gaspar; o presidente da Câmara, José Francisco Matasso Ferdinando; e os vereadores Carlos Eduardo Espósito (Irmão Carlos), Professor Adalberto, Luís Siqueira, José Carlos Rossi dos Reis (Angola) e Milton Morais. Além das diretoras, coordenadoras e professoras das escolas municipais, estaduais, particulares e a APAE.





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.