Centro de Referência do Idoso se reinventa para proporcionar atividades aos integrantes
Publicado em 17-07-2020 15:05:40 | Cravinhos, CRI, alfabetização, Junho Violeta, Festa Junina, atividades, on-line, estudo
Centro de Referência do Idoso se reinventa para proporcionar atividades aos integrantes
O Centro de Referência do Idoso (CRI) é um projeto para atender a população idosa, a partir de 60 anos, do município de Cravinhos que através de sua equipe de trabalho busca ampliar e aprofundar a compreensão das condições de existência desta população, reconhecendo suas potencialidades, criando novas oportunidades, com vistas à construção da autonomia, bem como da cultura da cidadania enquanto experiência concreta.
O CRI é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a qual proporciona aos idosos que se utilizam do espaço diversas atividades diárias. Com a Pandemia Mundial do Coronavírus as atividades presenciais tiveram que ser suspensas, inclusive a tradicional “Arraiá da Mió Idade” foi cancelada. Mas como tudo precisa ser reinventado foi isso que aconteceu nessa semana no CRI.
De forma on-line ocorreu a “Festa Junina Fit”, em que as professoras Andréa Gaspar e Zeza Muraqui; a assistente social, Kátia Coccio e os servidores municipais, Cida Faiani e Rogério Silva puderam passar algumas atividades aos idosos, e também incentivar para que todos possam se movimentar e não caiam no sedentarismo nessa Pandemia do Coronavírus.
Curso de Alfabetização recebeu material
A turma de alfabetização do Centro de Referência do Idoso (CRI), tem aula diariamente com a professora Zeza Muraqui, entretanto com a suspensão das atividades, a professora está levando as lições na casa de cada uma das idosas, assim pedindo para que os filhos e netos também incentivem que elas continuem a estudar.
“Muitas das pessoas que participam das aulas não sabiam escrever seus próprios nomes ou ler, mas com o desenvolvimento e incentivo hoje já podem se orgulhar de pegar um livro e conseguir praticar a leitura, e inclusive alguns conseguiram participar de módulos do curso de Direito na USP Ribeirão Preto”, diz a professora Zeza.