CRI de Cravinhos promove atividades e debates durante o ‘Junho Violeta’
Publicado em 17-07-2020 14:44:49 | Cravinhos, Junho Violeta, palestra, atividades, idade, denuncie, Brasil, CRI
CRI de Cravinhos promove atividades e debates durante o ‘Junho Violeta’
Junho Violeta é um mês inteiro dedicado à proteção da pessoa idosa. Com destaque para o dia 15 de junho, em que tem a finalidade de repudiar todo ato de violência cometido em desfavor da pessoa idosa e que a sociedade em geral deve estar atenta às diversas formas de violência contra a pessoa idosa.
Existem várias formas de violências praticadas contra a população idosa, pode-se destacar principalmente as violências psicológicas, físicas e sexuais, além do abandono e a negligência.
De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde, a violência contra o idoso é definida como: “ação única ou repetida, ou falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento no qual exista uma expectativa de confiança, que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”.
De acordo com os dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, só nos primeiros cinco meses de 2020, o Disque 100 registrou 3,286 casos de violência contra idosos no Brasil. Em 2019, o total foi de 33.133 casos em todo o país, com maior ocorrência em São Paulo (21,59%), Minas Gerais (13,20%) e Rio de Janeiro (13,10%). Embora esse número represente o aumento de 1,54% em relação a 2018, é possível notar que alguns tipos de violência tiveram menor ocorrência como discriminação, violência física, trabalho escravo e violações de direitos humanos.
O município de Cravinhos, através do Centro de Referência do Idoso (CRI), tem conseguido desenvolver diversas atividades de incentivo aos idosos, e mesmo com a Pandemia Mundial de Coronavírus, os exercícios tem sido realizados de forma on-line, isso para que os 220 integrantes do local possam se sentir acolhidos e “abraçados” por toda a equipe durante esse período.
“É preciso ficar muito atento quanto ao cuidado aos idosos, eles têm direitos e como todos nós deveres, mas os familiares tem como obrigação cuidar dele e muito bem”, comenta a assistente social do CRI de Cravinhos, Kátia Coccio.
Ainda segundo Coccio, também foram realizadas diversas atividades dentro do “Junho Violeta”, tudo de forma on-line, mas para conscientizar a sociedade de forma geral sobre a importância dos cuidados com os idosos, em especial nesse momento que todos não podem sair de casa.
No Brasil, atualmente, são mais de 33 milhões de pessoas com mais de 60 anos, e o que se observa é que a cada ano o pessoal da “Melhor Idade” tem tido uma melhor qualidade de vida, chegando aos 90 anos com lucidez e muita disposição.
Antigamente as pessoas com 60 anos chegavam nessa idade com diversas limitações, entretanto nos tempos atuais estão ativos e com excelente qualidade de vida.
“Por isso não pode ser exposto como uma pessoa que não têm recursos, sonhos e dedicações. Eles conquistaram esse patamar e querem ainda mais”, avalia Kátia Coccio.
Vale salientar que quem quiser participar das atividades que foram desenvolvidas durante o “Junho Violeta”, e também que serão realizadas no decoorer dos próximos meses é so acessar o Facebook Oficial do CRI de Cravinhos (www.facebook.com.br/centrodoidosocravinhos).