Creche-escola será inaugurada nessa sexta-feira (06/05) às 14h
Publicado em 06-05-2016 09:51:16 | creche-escola, professora Victória Berbel, inauguração, unidade escolar
Creche-escola será inaugurada nessa sexta-feira (06/05) às 14h
Com o objetivo de aumentar a qualidade e oferta da Educação, o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos, firmou convênio com o Governo do Estado para a construção de uma creche-escola no bairro Jardim Santana, sendo que a mesma atenderá 180 crianças.
“Essa é mais uma conquista em prol da população de Cravinhos, a qual ofereceremos uma Educação de qualidade e a possibilidade de mais vagas na creche e Educação Infantil. Estamos muito contentes com essa conquista e temos que agradecer a parceria com o Governo Estadual, o qual sempre tem atendido os nossos pedidos”, comenta o prefeito de Cravinhos.
A implantação dessa unidade foi embasada em um estudo realizado pela Fundação Seade, que cruzou informações de população com menos de cinco anos, demanda por creches e dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios.
As obras da creche-escola foram finalizadas e a inauguração acontecerá nessa sexta-feira (06/05), às 14h. O nome que será dada para a nova instituição escolar será da saudosa professora Victória Apparecida Berbel Meneghel.
A unidade escolar conta com todos os ambientes necessários para a educação das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório, lavanderia, entre outros.
O edifício também atende aos padrões de acessibilidade previstos na legislação e às exigências de sustentabilidade, como aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia.
Quem foi a professora Victória Apparecida Berbel Meneghel
Nascida em Cravinhos em 23 de dezembro de 1929, filha dos imigrantes espanhóis João Berbel e Luzia Ortega Berbel, oriundos da cidade Alboz, distrito de Almeria, região da Andaluzia.
Foi casada com Pedro Meneghel e concebeu o filho Ângelo Meneghel Neto, renomado engenheiro civil que atua em Cravinhos e Ribeirão Preto. Estudou no Grupo João Nogueira e posteriormente no Colégio Santa Úrsula na cidade de Ribeirão Preto, formando-se professora em 13 de dezembro de 1949. Começou a lecionar no E.E.P.G. João Nogueira em 05 de abril de 1951 e em diversas propriedades rurais de nosso município, dentre elas: Sítio São José em 1950, na Escola Mista do Bairro do Engenho, na Fazenda Monte Belo em 1952 e 1970, Escola da Fazenda Val Paraíso, Fazenda Santa Fé na Escola Domingos Petri em 1971 e lecionou na Escola João Nogueira até 17 de julho de 1986, data de sua merecida aposentadoria.
Amante da literatura buscou sempre o aperfeiçoamento profissional para transmitir conhecimentos e um pouco de cultura aos seus alunos, com muito amor e dedicação ao Magistério.
Na carreira de professora e mesmo após a aposentadoria teve reconhecimento de seus ex-alunos e também recebeu em vida vários títulos de “honra ao mérito” pela assiduidade, dedicação e entusiasmo com que abraçou o exercício do magistério. Sem qualquer sombra de dúvida, podemos afirmar que a professora Victória Berbel dignificou e enobreceu o Magistério Público do município de Cravinhos.