Clube Atlético de Cravinhos celebra seus 115 anos

Publicado em 12-08-2021 17:22:09 | Cravinhos, Esportes, CAC, Aniversário, Clube Atlético de Cravinhos, 117 anos, parceria, celebração

Clube Atlético de Cravinhos celebra seus 115 anos

O Clube Atlético de Cravinhos, a segunda mais antiga entidade esportiva do estado de São Paulo, foi fundada no dia 12 de julho de 1906, por isso completando seus 115 anos de fundação na próxima segunda-feira.

Os atleticanos passaram por aproximadamente 5 transferências de campo. Em 1907 um terreno entre as ruas Prudente de Moraes, Bernardino de Campos e Epitácio Pessoa serviu de campo para os treinamentos do time. Posteriormente, no mesmo ano, passou para onde hoje se encontra a escola João Nogueira. E mais tarde foi para uma chácara de propriedade de Davi Spazzini, no alto do bairro Sumaré com rua 14 de Julho. Em 1917 o CAC novamente foi desalojado de seus domínios e passou a ocupar uma área compreendida entre as ruas Rui Barbosa, José Inácio e avenida Rita Cândida Nogueira, permanecendo neste local por apenas 2 anos. Transferiu-se para a quadra onde posteriormente seria construído o prédio da fábrica de meias, mas como sempre não conseguiu permanecer por muito tempo. Em aproximadamente 1924 foi para a Avenida Fagundes, onde se fez um campo com arquibancada para capacidade de 500 pessoas. Em 1926, após um período de intenso trabalho o CAC fez sua última transferência, agora definitivamente para o estádio J. D. Martins, de onde nunca mais saiu.

A primeira diretoria do CAC foi constituída por Antônio Leme (presidente), Benedito Belém (secretário), Acácio Reis (tesoureiro) e Presciliano Brandão (procurador geral).

 

As primeiras vitórias e times

O primeiro jogo oficialmente do CAC é datado do dia 14 de outubro de 1916, vencendo o time União Futebol Clube de Ribeirão Preto por 4 gols a zero. No dia 2 de setembro de 1927, o Atlético organizou oficialmente o seu time oficial, com os 22 jogadores, que era formado por: Belém, Azevedo e Souza; Didinho, Jerônimo e Leão; Tibério, Zico, Aníbal, Júlio e Salvador; Regini, Orácio e Alberto; Rúbio, Aristides e Presciliano; Antonio, Fanfato, Olinto, Euclides e Pedro.

 

Campeonato do Interior

Em 1930 o Clube Atlético de Cravinhos era um dos quadros mais completos do interior paulista. A defesa e o ataque impunham respeito em todos os times que encaravam o CAC. Após uma campanha das mais brilhantes o Atlético venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 1 e tornou-se campeão de nossa região. Em seguida disputou contra o Floresta Negra Futebol Clube (Amparo), o Campeonato da Zona de Ribeirão Preto conquistando o título pelo placar de 4 a 3. Esses resultados e conquistas qualificou o Clube Atlético de Cravinhos para a disputa do Campeonato do Interior contra o time do XV de Novembro de Piracicaba.

Esse jogo foi disputado na Associação Atlética São Bento, em São Paulo, e até os 15 minutos do 2º tempo o CAC ganhava por 1 a 0, mas nesse momento o time do XV de Novembro fez dois gols de forma irregular, o que revoltou os jogadores atleticanos que se retiraram do gramado e ficaram com a faixa de vice-campeões do Interior Paulista. Para esse jogo o time era: Romim, Nelson, Heitor e Marquetti; Cindo, Chang, Bonfim e Ceroni I; Olavo, Luis Jordão e Jogadinho. Este é considerado por muitos historiadores e admiradores do Clube Atlético de Cravinhos como o título mais expressivo.





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.