Metas de vacinação são superadas em Cravinhos
Publicado em 06-08-2013 11:03:39 |As campanhas de vacinação promovidas pela Secretaria de Saúde de Cravinhos têm superado as metas. As doses da vacina comum foram dadas a 82,47% dos idosos da cidade, representando 2940 pessoas com mais de 60 anos que receberam a vacina, 2,47% a mais que o esperado.
A campanha para a primeira dose da vacina contra a poliomielite também trouxe resultados positivos. 95,6% das crianças com até cinco anos de idade foram vacinadas, representando 2193 doses.
A segunda etapa da vacinação contra a polio será no dia 14 de agosto. “Nesta data queremos também analisar as carteiras das crianças, em especial as de famílias que recebem os benefícios do Bolsa Família para que possamos completar a carteira de vacinação. Além de frequentar as aulas regularmente, para receber o subsídio do governo, elas precisam manter a vacinação em dia”, afirma Gislene de Oliveira Bosquim, enfermeira da vigilância epidemiológica e do Centro de Saúde.
A meta para a vacinação contra a H1N1 também foi atingida. O último dia para a vacinação da população foi em 30 de junho, quando foi realizado um horário especial para atender a todos, acima de nove anos, que quisessem se imunizar contra o vírus da Gripe H1N1.
“Desde abril estamos seguindo o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde e agora encerramos a nossa vacinação, até porque as vacinas que nos foram enviadas se esgotaram quando fizemos uma campanha intensa e vacinamos todos acima de nove anos que quiseram aproveitar o momento para serem imunizados”, relata a diretora da Saúde de Cravinhos, Adriana Angélica Coelho.
Somente naquele dia foram aplicadas 800 doses da vacina de combate a Gripe A, que somadas às outras já aplicadas, dentro do cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, chegam a aproximadamente 18 mil.
A secretaria segue o cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde e imuniza agora professores e funcionários de escolas públicas, municipais e estaduais, e de escolas particulares.
“A doença está aí e é preciso se cuidar. As pessoas que estão sendo vacinadas são aquelas que fazem parte dos grupos que apresentaram os sintomas da doença anteriormente. Depois de ampla pesquisa, o Ministério da Saúde estabeleceu o cronograma de vacinação que estamos seguindo agora”, diz Gislene.
A secretaria realiza ainda um levantamento do número de crianças até cinco anos que devem tomar o reforço da dose.