Cravinhos ganha reservatório de 1 milhão de litros de água
Publicado em 14-08-2019 14:12:25 | Cravinhos, SAAE, CPFL Paulista, reservatório, Vila Cláudia, 1 milhão de litros de água, Kiléu, inaugCravinhos ganha reservatório de 1 milhão de litros de água
A administração municipal de Cravinhos, CPFL Paulista e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) realizaram uma grande parceria para possibilitar muitos benefícios à população cravinhense, através do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). E os investimentos foram inaugurados na manhã de segunda-feira (29/07), com a presença de autoridades e sociedade em geral, que compareceram no CRI (Centro de Referência do Idoso).
“Hoje [segunda-feira] estamos aqui para anunciar um investimento de mais de R$ 730 mil na cidade de Cravinhos, para a troca de lâmpadas em repartições públicas e a instalação de um novo reservatório que atenderá o bairro Vila Cláudia, assim melhorando a economia de energia, bem como ajudando no abastecimento de água”, comenta a analista de Projetos de Eficiência Energética da CPFL, Paola Pessoa Pousa de Andrade.
A CPFL Paulista investiu R$ 735.738,48 na modernização do sistema de iluminação da Santa Casa, Pronto Socorro e na Prefeitura Municipal da cidade de Cravinhos, além do sistema hídrico do SAAE.
“A empresa substituiu a antiga iluminação existente nessas unidades por 590 lâmpadas LED, mais econômicas e eficientes. Outra ação importante, que faz parte desse mesmo investimento, foi a instalação de um reservatório de um milhão de litros para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE)”, diz o gerente de Serviços Comerciais da CPFL Paulista, Pedro Cesar de Aro.
A implantação de novas indústrias na cidade de Cravinhos também tem possibilitado com que cresça o aumento energético na cidade, uma vez que o município cravinhense tem gastado quase metade de energia que é gasto em Ribeirão Preto, e ¼ de Sertãozinho.
“Cada dia mais temos trabalhado para receber as indústrias em nossa cidade, por isso mesmo temos gerado energia como cidades de porte de Ribeirão Preto e Sertãozinho. Essa parceria com a CPFL possibilita com que tenhamos uma grande economia em alguns prédios públicos, porque agora as lâmpadas passaram a ser de led. Um outro ponto é o reservatório do bairro Vila Cláudia que proporciona 1 milhão de litros de água a mais para nossa população”, afirma o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos.
O sistema do SAAE precisava bombear água para o reservatório antigo que não atendia plenamente a demanda da cidade, sobrecarregando o sistema no horário de ponta. Com a instalação do novo reservatório, as bombas não precisam mais ser acionadas no horário de ponta, pois o sistema de armazenamento tem maior capacidade, garantindo o fornecimento.
“Uma grande economia para a nossa administração, e nada melhor do que poder colocar o nome nesse reservatório de Antônio Furlani – Kiléu, uma pessoa que sempre se dedicou ao serviço de água de nossa cidade, bem como a ajudar o próximo. Temos certeza que onde ele estiver está muito feliz e contente com essa conquista”, revela o vice-prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.
A expectativa é que essas iniciativas proporcionem economia de 127,55 MWh/ano. Esse volume de energia é suficiente para abastecer aproximadamente 53 residências com consumo estimado em 200 kWh ao mês.
Além de contribuir com a sustentabilidade financeira das unidades de saúde, da Prefeitura de Cravinhos e do SAEE, ao reduzir o valor da conta de energia elétrica, o projeto também colabora com o meio ambiente.
“A troca de lâmpadas, bem como a economia com a redução de funcionamento das bombas do SAAE, ao diminuir o consumo de energia, evitarão a emissão de 9,44 toneladas de CO2 na atmosfera, representando o mesmo que o plantio de 57 novas árvores”, conclui Paola de Andrade.
Durante o evento de inauguração do novo reservatório e iluminação das repartições públicas, aconteceu uma singela homenagem a família do saudoso Sr. Antônio Furlani (Kiléu). Também se fizeram presentes ao evento o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos; o vice-prefeito, Itamar Gomes Bueno; o superintendente do SAAE, Antonio Marques; gerente de Serviços Comerciais da CPFL Paulista e representando o presidente da CPFL Paulista, Roberto Sartori, Pedro Cesar de Aro; analista de Projetos de Eficiência Energética da CPFL, Paola Pessoa Pousa de Andrade; gerente de Serviços de Relacionamento com Cliente da CPFL Paulista, Devanir Matoani Júnior; consultor de negócio da CPFL Paulista, Marcos Mielo; secretário da Assistência Social de Cravinhos, Márcio Barroso; representante da OAB de Cravinhos, Jardiel Passini; e os vereadores Luís Siqueira e Gil Bis. Além de funcionários do SAAE, família do saudoso Antônio Furlani e sociedade em geral.
Homenagem a Antônio Furlani (Kiléu)
O Sr. Antônio Furlani, nasceu no dia 14 de agosto de 1936, em Bonfim Paulista, vindo posteriormente a residir no município de Cravinhos (SP), tendo sido admitido em 02 de janeiro de 1962 como leiturista do SAAE, exercendo a função por mais de 30 anos.
Casou-se com a Sra. Lourdes Salustiano Furlani e desse matrimônio, frutificaram nove filhos, sendo seis homens e três mulheres, sendo eles: Salvador, José Carlos, Josias, João Paulo, Marcos, Márcio, Martha, Cristiane e Andréia. E com os filhos e filhas, nasceram os netos e bisnetos, todos enchendo a nossa cidade de alegria e seguindo o exemplo do progenitor.
Com certeza, a imensa maioria, senão todos cravinhenses! Algum dia se depararam, cruzaram ou andaram com seus carros atrás da carroça do Kiléu em Cravinhos.
No final do século XIX e início do século XX, a maioria da população brasileira era rural e não existiam, obviamente, o grande número de veículos de hoje. Nesse contexto, as carroças e os carroceiros faziam o importante trabalho de freter, carretos e manutenção das famílias nas fazendas e o “Seu” Kiléu nasceu vivendo e compartilhando tudo isso.
Ao se aposentar do SAAE, continuou contribuindo e muito para a cidade de forma voluntária, promovendo reciclagem. Uma maneira de ao mesmo tempo incrementar o orçamento de casa e também contribuir com o meio ambiente e a preservação, além do prazer de permanecer ativo com sua carroça trabalhando.
Durante toda a sua vida, tentou levar o amor que sentia pela carroça e pelos animais à toda família, trabalhando duro de domingo a domingo, lutando dignamente para criação de sua família e a manutenção da tradição das carroças, local onde segundo o próprio Kiléu o fazia lembrar de sua infância e o mantinha ativo a realizar um belo exemplo de trabalho, para sua família e toda a comunidade.
Pois bem, antes mesmo de a atual sociedade falar e tratar da importância da reciclagem do lixo, da separação correta e de preservação do meio ambiente, o ‘seu’ Kiléu já se preocupava e via a importância do trabalho para a comunidade, lutando para preservar a cidade limpa e ajudar a comunidade.
Este é o homenageado que o nome levará em nosso reservatório de água da Vila Cláudia. Kiléu foi um exemplo de servidor público, um homem que cultivou valores simples, mas de forma honrada criou nove filhos, mostrando a importância do trabalho duro e da preservação de valores e de todos os seres vivos, como primado do ser humano.
E por isso, nada mais justo do que eternizarmos o seu nome, além de nossos corações, na preservação da cultura e da história de nossa cidade. E ao final, prova viva de toda essa homenagem é essa bela família cravinhense reunida e que com orgulho continua a saga do ‘Seu’ Kiléu.