Cravinhos libera a abertura de estabelecimentos comerciais com restrições, e obriga uso de máscaras pelos consumidores
Publicado em 13-05-2020 16:19:22 | Cravinhos, Decreto, Coronavírus, serviços, comércio, empresários, estabelecimentos
Cravinhos libera a abertura de estabelecimentos comerciais com restrições, e obriga uso de máscaras pelos consumidores
Desde quinta-feira (23/04), o município de Cravinhos começou a liberação de forma faseada, gradual, ordenada e não aleatória dos estabelecimentos comerciais da cidade. Os empresários deverão cumprir os atos Normativos expedidos pela Secretaria Municipal de Saúde. A retomada de atendimento ao público deverá respeitar dias e horários estabelecidos.
“Nossa cidade é industrial e agrícola e não podemos comparar o nosso comércio com regiões como a capital paulista. Então decidimos juntamente com os nossos departamentos de Saúde, Jurídico e Administrativo que a retomada já pode ser gradual a partir de quinta-feira (23/04), mas que os comerciantes deverão tomar todas as prevenções como utilizar álcool gel, máscaras, entre outras que estão dispostas dentro de uma Resolução da Secretaria Municipal de Saúde”, diz o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos.
Ainda segundo Carrascosa, a retomada dos estabelecimentos comerciais da maneira que foi disposta no decreto 2626/2020 teve um grande embasamento e inclusive seguiu leis técnicas e aconselhamento de especialistas de diversas áreas.
Vale salientar que para adentrar aos estabelecimentos comerciais os consumidores são obrigados a se utilizarem de máscaras faciais.
Para conferir o Decreto e a Resoluções da Secretaria Municipal de Saúde na íntegra é só acessar o site http://www.cravinhos.sp.gov.br/conteudo/publicacoes-oficiais-e-outros-comunicados.
As igrejas ainda não estão liberadas a abrirem devido a uma determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que não permite aglomerações. Já o MEC (Ministério da Educação e Comunicação) determinou que as aulas em escolas municipais, estaduais e particulares estão suspensas até o dia 15 de maio, sendo que todos podem oferecer tarefas de forma online.
Números
O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira (23/04), aponta que até o momento foram 45 notificações, sendo 32 casos descartados, 12 casos confirmadas (7 curados, 1 isolamento domiciliar, 3 internados e 1 óbito) e 1 aguarda resultado para testagem do COVID-19 (além de 1 óbito suspeito).
Veja o que abre e os horários dos estabelecimentos comerciais em Cravinhos
I – concessionárias de veículos automotores e motocicletas – segunda, quarta e sexta feira, das 09 às 17 horas;
II – escritórios de contabilidade, profissionais liberais, imobiliárias e afins para atendimento ao público – segundas, quartas e sextas feiras, das 09 às 17 horas, demais dias, trabalho exclusivamente interno ou em home office;
III – salões de beleza, barbearias, manicures e pedicures – quarta-feira a sábado, das 09 às 19 horas;
IV – academias – segundas, quartas e sextas feiras, das 06 às 19 horas;
V – lojas de vestuário, calçados e artigos desportivos, e afins – terça, quinta-feira e sábado, das 09 às 19 horas;
VI – lojas de cosméticos e afins - terça, quinta-feira e sábado, das 09 às 19 horas;
VII – lojas de presentes, brinquedos e decorações – terça, quinta-feira e sábado, das 09 às 19horas;
VIII – lojas de móveis, utilitários domésticos e eletroeletrônicos – segunda, quarta e sexta feira, das 09 às 19 horas;
IX – cartórios extrajudiciais, ressalvados os de protesto, desde que observadas às normas editadas pela Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
X – estabelecimentos de suporte, manutenção e fornecimento de insumos necessários à
continuidade dos serviços públicos e das demais atividades excepcionadas de restrição de funcionamento, como lojas de materiais de escritórios, papelarias, informática e celulares – segunda, quarta e sexta-feira, das 09 às 19 horas;
XI – serviços de confecção, costura e bordados – terça e quinta-feira, das 09 às 17 horas e sábado das 09 às 19 horas.