Cravinhos promove ‘Semana de combate a violência contra a pessoa idosa’
Publicado em 22-07-2019 14:01:04 | Cravinhos, Combate violência ao idoso, Assistência Social, Direitos Humanos, atividades, CRI, Blitz,Cravinhos promove ‘Semana de combate a violência contra a pessoa idosa’
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de ‘Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa’. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, uma vez que o envelhecimento populacional se tornou um fenômeno mundial.
O principal objetivo é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.
“A violência contra a pessoa idosa é e deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos”, pontua o secretário municipal de Assistência Social de Cravinhos, Márcio Barroso.
Nessa perspectiva, o Centro de Referência do Idoso de Cravinhos (CRI) organizou diversas ações, entre elas, palestras, blitz da saúde, gincana, entre outros. Mas todas frisaram a importância do Estatuto do Idoso, nas mais diversas formas.
Gincana
Uma gincana foi organizada para movimentar a semana, os idosos do CRI participaram de inúmeras atividades, enaltecendo o trabalho em equipe, bem estar e saúde. Durante os dias 17, 18, 19, 24, 26 e 27 de junho os 210 idosos de dividiram em equipes e participaram de atividades como, por exemplo, brincadeiras com bexigas, monta-palavras, karaokê, boliche, dança da cadeira, vassobol, e um desfile de fantasias.
“O CRI todo se envolveu, professores, funcionários e integrantes, trabalhamos uma dinâmica de valorização da pessoa idosa, além de estimular a participação de atividades em grupo”, comenta a professora Maria José Roque Muraqui (Zeza).
Parque Ecológico
Outra atividade realizada para marcar a “Semana de combate a violência contra a pessoa idosa” foi uma manhã de atividades no parque ecológico “Dr. Renato e Armando Pagano”. Nessa manhã, o CRI, funcionários da Assistência Municipal, com o apoio da Secretaria de Saúde e da Seção Municipal de Trânsito, fizeram um grande movimento de conscientização da importância da denúncia através do disque 100.
“O 19° artigo do 4° capítulo caracteriza a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico”, destaca a assistente social do CRI, Kátia Cocio.
Atualmente o Centro de Referência do Idoso de Cravinhos atende 210 idosos, que podem participar mais de dez diferentes atividades.