Assistência Social promove circuito de apresentações da peça teatral “Tem que contar pra alguém”
Publicado em 03-09-2018 11:56:29 | Teatro, Assistência Social, combate ao abuso sexual, Cravinhos, escolas, linguagem, CMDCAAssistência Social promove circuito de apresentações da peça teatral “Tem que contar pra alguém”
Em 2016, 13 mil atendimentos em hospitais públicos foram pronto-atendimentos em crianças abusadas sexualmente, e desses 57% tinham idade de 0 a 14 anos.
O assunto é sério é se faz necessária uma abordagem minuciosa, foi dessa maneira que a Secretaria Municipal da Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Cravinhos se uniram para que esse assunto pudesse ser abordado em todas as escolas municipais da cidade.
“Em 2016, na Semana Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece em maio, minha primeira ação foi mobilizar uma passeata que saiu da praça do bairro Itamarati e seguiu até a praça da Matriz Santa Luzia, foi uma mobilização de muito sucesso, notei a adesão das pessoas ao assunto e resolvi ir mais fundo. Com a ajuda do Leandro, em 2018, surgiu a peça ‘Tem que contar para alguém’ escrita e dirigida por ele. A peça foi apresentada no mês de maio em quatro bairros de Cravinhos, o que nos resultou em algumas denúncias de supostos abusos”, conta o secretário da Assistência Social de Cravinhos, Márcio Barroso.
Ainda segundo Barroso, ele percebeu que as crianças não sabiam como falar e muitas delas não tinham a noção do que era abuso, e por isso a peça deu outra visão para as crianças, e com mais informações e debates as crianças ficaram encorajadas para falar sobre o assunto
Na peça “Tem que contar pra alguém”, os atores Naná Bertchelly e Yan Orteiro representam dois “Anjos da Guarda” que durante 30 minutos abordam com uma linguagem simples e objetiva, formas de prevenir e combater o abuso sexual. Os anjos contam para as crianças como elas devem se proteger de coisas ruins, contando sempre para alguém.
Leandro Maurício criador do espetáculo e atualmente presidente do CMDCA acompanha cada apresentação. A agenda de apresentações já está fechada, sendo que na segunda-feira (27/08), quem assiste são os alunos do Projeto Guri Dia 27/08 “Tem que contar pra alguém” será assistida pelos alunos do Projeto Guri. Na terça-feira (28/08) serão os alunos da Casa da Criança. Já na quarta-feira (29/08) a apresentação será na ONG SARA, e para fechar a apresentação na sexta-feira (31/08), serão os alunos da EMEBs. “Abdul Massy Rahme” e “Major Victor Ramos”.
Vale salientar que o espetáculo já passou pelas escolas municipais João Nogueira e Maria Antonia Lo Turco.