Escolas municipais e Brinquedoteca aderem ao Setembro Amarelo
Publicado em 07-10-2019 17:07:36 | Cravinhos, ações, Setembro Amarelo, escolas municipais, Educação, Saúde, Brinquedoteça
Escolas municipais e Brinquedoteca aderem ao Setembro Amarelo
As escolas municipais de Cravinhos e a Brinquedoteca “Zé Cabelereira” aderiram a campanha Setembro Amarelo, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. Durante o mês diversas atividades foram realizadas nas escolas, assim conscientizando crianças e adolescentes quanto o combate ao suicídio.
“Ações na rua, caminhadas, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização e combate ao suicídio”, diz a secretária da Saúde de Cravinhos, Roberta Meneghetti.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil é o oitavo país com maior índice de taxas de suicídio. Por isso mesmo políticas públicas de valorização à vida devem ser trabalhadas todos os dias.
A Brinquedoteca Municipal trabalhou com os alunos que passaram pelo local a valorização a vida. Já as escolas municipais “João Nogueira”, “Maria Virgínia Matarazzo Ippólito” e “Moacyr Martins dos Santos” realizaram diversas atividades, entre elas murais, palestras, apresentação musical, troca de cartas, campanhas, apresentação teatral, entre outros.
“Quando lançamos qualquer tipo de campanha queremos o envolvimento de todos os segmentos e isso aconteceu com a área da Educação. Só tenho que agradecer e parabenizar a cada uma dessas crianças e adolescentes, bem como professores, diretoras, coordenadoras e funcionários das escolas municipais e Brinquedoteca que puderam participar e valorizar a vida”, comenta a secretária da Saúde.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).