Cravinhos promove 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Publicado em 03-04-2019 16:49:14 | CRI, Cravinhos, Assistência Social, Cravinhos, Políticas Públicas, Previdência Social, Conferência d
Cravinhos promove 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050; isso representará um quinto da população mundial.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo, e, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.
Diante desses números, os governos precisam pensar em políticas públicas que atendam de forma adequada e eficaz essa parcela numerosa da população. Na Economia, pesquisadores afirmam que a Previdência Social precisa se projetar para os próximos anos e planejar sua estrutura financeira para atender essa demanda.
Diante dessa nova realidade sobre a longevidade brasileira, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cravinhos promoveu na sexta-feira (22/03), na sede do Centro de Referência do Idoso (CRI), a “III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa” com a participação de mais de 100 pessoas, entre autoridades locais, assistentes sociais, membros do CRI e a sociedade em geral.
O encontro, que chegou a sua terceira edição, contou com presença do secretário municipal de Assistência Social, Márcio Barroso; da secretária municipal de Cultura e Turismo e primeira-dama, Andréa Gaspar; do secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Cravinhos, Wagner Jandozo Perez; do presidente do Conselho Municipal do Idoso de Cravinhos, Jair Quintino e ds representante da Drads de Ribeirão Preto Silvia Dellatorre, do Drads de Ribeirão Preto, compondo a mesa de debates.
A reunião teve como objetivo discutir os desafios de envelhecer no século XXI e as políticas públicas para a pessoa idosa. Desse encontro saíram sugestões abordando temas como: mercado de trabalho, políticas públicas de envelhecimento social, prevenção ao abandono, integração cultural e com a juventude, direito dos idosos, negligências, violência contra o idoso, longevidade, além de outros assuntos que foram debatidos e discutidos para que sejam levados à Conferência Regional e posteriormente a Estadual.
As palestrantes foram Silvia Damião, que abordou “os direitos dos idosos”; Katia Coccio que abordou o tema “longevidade e garantia dos direitos”, e Maria Aparecida Fernandes dos Santos que explicou sobre violência contra o idoso e negligências”.
No final da Conferência, uma votação elegeu o Sr. Benedito Augusto Coste como delegado e a Sra. Estella Maria Pelegrini como vice-delegada para representar a cidade de Cravinhos na Conferência Estadual.