Cravinhos participa de lançamento de plataforma da Pessoa com Deficiência
Publicado em 18-12-2019 16:13:47 | Cravinhos, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, gestores, lançamento de plataforma, base de
Cravinhos participa de lançamento de plataforma da Pessoa com Deficiência
Na terça-feira (03/12), o município de Cravinhos se fez presente no lançamento da plataforma “Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, através do secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Wagner Jandozo Perez, e do servidor municipal, Alexandre de Castro. O evento ocorreu na sede da Secretaria estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e em data que é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
A ferramenta apresentada visa subsidiar a tomada de decisão dos gestores na definição das políticas públicas regionais ou municipais voltadas à inclusão plena das pessoas com deficiência.
“A gestão da informação é um passo importante para a consolidação dos direitos da pessoa com deficiência, dessa forma, a Base de Dados visa dialogar com as demais Secretarias do Governo de São Paulo, reunindo dados e informações nas diversas áreas”, comenta a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.
A plataforma reúne em um sistema de BI - Business Intelligence, além dos dados censitários, informações sobre as principais políticas nas áreas de: educação, saúde, emprego e renda, desenvolvimento social, entre outras.
“Fizemos questão de estar presente nesse importante passo para a inclusão de mais pessoas com deficiência. Temos trabalhado com afinco em nosso município para que isso aconteça, e o Estado vem nos ajudar com essa excelente plataforma”, revela o secretário Wagner Perez.
Também é um dos objetivos da ferramenta ser fonte de estudos para os pesquisadores e profissionais interessados na causa, sendo um instrumento de monitoramento da garantia dos direitos da pessoa com deficiência.
A Base de Dados é uma estratégia que tem consonância com uma das recomendações do Relatório Mundial sobre a Deficiência, publicado pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2011. O documento destacava a importância de uma consolidação de base de dados sobre o segmento das pessoas com deficiência aos Governos, como uma forma de enfrentamento às barreiras incapacitantes.
O evento teve a presença de diversas autoridades e representantes dos municípios do Estado de São Paulo, entre eles o presidente do CONADE, Marco Antônio Castilho Carneiro; a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão; e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luis Felipe Gubert Braga Côrtes.
O evento ainda foi marcado por uma grandiosa palestra de Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos, e que tem deficiência visual. O tema abordado foi “É preciso saber viver”.
Para conferir a plataforma é só acessar www.basededados.sedpcd.sp.gov.br.