Crianças e adolescentes ganham espaço em Conferência Lúdica
Publicado em 26-09-2018 16:07:03 | CMDCA, Conferência Lúdica, crianças e adolescentes, Assistência Social, Propostas, DelegadosCrianças e adolescentes ganham espaço em Conferência Lúdica
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na sexta-feira (14/09) a 6ª Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente, que nesse ano tem como tema: “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”.
O Encontro Lúdico é uma iniciativa que reúne crianças e adolescentes para avaliar a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente e possibilitar um amplo processo de discussão, reflexão e de proposição, visando o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil.
“Essa Conferência Lúdica é um momento de escuta das reivindicações das crianças e adolescentes, é um espaço que eles podem participar ativamente e na prática na construção de políticas públicas para a nossa cidade, Estado e nosso País. Esse ano com a dinâmica de inscrever somente os interessados se mostrou muito válida, porque tivemos mais de 200 jovens que estavam engajados em discutir e debater problemas que dizem respeito a eles”, comenta o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e Adolescente de Cravinhos, Leandro Maurício.
Ainda segundo o presidente do CMDCA, se é um momento para se tratar dos direitos das crianças e adolescentes nada mais oportuno e justo do que eles participarem desse momento.
O evento proporcionou um momento de debate, reflexões e avaliações acerca dos eixos propostos, com o objetivo de avaliar a efetivação ou não desses eixos. Após a avaliação foram eleitos os delegados que irão representar o município no VI Encontro Lúdico Regional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, que será realizado ainda esse ano.
“Os jovens se sentiram muito valorizados e puderam ser escutados durante a Conferência, acredito que falta isso para eles, um espaço para que possam falar sobre eles, a cidade que moram, o País que vivem e o que querem para fazer a diferença e as mudanças, e acima de tudo participar dessas mudanças, que é o mais importante”, revela o presidente do CMDCA.
O trabalho realizado durante a Conferência Lúdica, será também debatido na X Conferência Convencional, que acontece no Espaço de Eventos Raphael Braga, na sexta-feira (21/09), às 8h30.
“Quero parabenizar o Leandro Maurício e toda a equipe pela realização dessa Conferência Lúdica, bem como a minha equipe que cuida dos equipamentos da nossa Assistência Social (CRAS, CREAS e CRI). Estamos tendo diversos espaços abertos para que não só os jovens possam ingressar, mas também as suas famílias”, comenta o secretário da Assistência Social de Cravinhos, Márcio Barroso.
Vale salientar que durante o evento se fizeram presentes diversas autoridades municipais e regionais, entre elas: o presidente do CMDCA, Leandro Maurício; o secretário da Assistência Social de Cravinhos, Márcio Barroso; a primeira-dama de Cravinhos, Andréa Gaspar Carrascosa; a diretora da APAE, Silvia Damião Gomes; e a representante da Drads-Ribeirão Preto, Maria Rita.
Delegados eleitos
Os delegados eleitos foram: Titular Criança: Daniel Henrique P. Azevedo Filho e Suplente: Ryan K. Marcelino. Titulares Adolescentes: Maria Thereza Vieira e Ana Júlia Bujardi e Suplentes: Bianca Mesquita e Bianca Goulart.
Propostas elaboradas e aprovadas pelos participantes
PROPOSTAS APROVADAS
Eixo 1 – Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social
1. Melhoria de transportes para todos os deficientes, melhoria nas calçadas e rampas;
2. Escuta qualificada através de profissionais capacitados para atender todas as demandas referentes aos vários tipos de deficiência;
3. Bibliotecas para deficientes visuais ou pessoas com baixa visão (com livros em braile) e inclusão de recursos de tecnologia assistida (semáforos)
4. Efetivação dos direitos com relação às diversidades e o preconceito historicamente construído;
5. Promover cursos técnicos e de capacitação para pessoas com deficiência objetivando a inclusão no mercado de trabalho como jovens aprendizes
Eixo 2 – Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes
1. Presença de psicólogos nas escolas;
2. Palestras voltadas à adolescência com assuntos de nossos interesses.
3. Fichas de avaliação para que os alunos possam avaliar a escola, os professores, as disciplinas...
4. Trabalhar as relações interpessoais dentro da escola;
5. Aproximar das escolas as outras políticas como Saúde, Assistência Social, Cultura e Esporte, levando as entidades que trabalham com adolescentes para trabalhos também para dentro das escolas (ONG SARA a exemplo) com promoção de palestras, grupos de discussão, teatro educativo e outros.
Eixo 3 – Orçamento e Financiamento das Políticas para crianças e adolescentes
1. Propostas para investimentos do Município não apenas na educação infantil e fundamental. Mais investimento no ensino médio e profissionalizante
2. Estimulo de estratégias para o Brasil destinar mais verbas para áreas da criança e adolescência e propor mais destinação aos municípios;
3. Mais profissionais de saúde nos postos de saúde para atender a todos;
4. Mais segurança nas ruas;
5. Fiscalização por parte dos próprios adolescentes para garantir que o dinheiro investido na área chegue aos seus destinos;
Eixo 4 – Participação, Comunicação Social e Protagonismo de crianças e adolescentes
1. Mais apoio aos Grêmios Estudantis em todas as escolas;
2. Presença de profissionais mais preparados para tratar sobre assuntos da criança e do adolescentes;
3. Participação, voz ativa, nos Conselhos de Crianças e Adolescentes
4. Atendimento Psicológico nas escolas;
5. Mais liberdade de expressão;
Eixo 5 – Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes
1. Transporte com horários acessíveis que garantam locomoção às escolas em bairros distantes;
2. Aumento de áreas de lazer nos bairros;
3. Maior número de profissionais no ambulatório de saúde mental;
4. Psicólogos, dentistas e acompanhamento médico/assistente social nas escolas;
5. Mais cursos técnicos e profissionalizantes