Museu de Cravinhos completa 12 anos e passará por remodelação

Publicado em 17-10-2016 15:16:27 | Cultura, Museu, aniversário, Dia das Crianças, reformulação

Museu de Cravinhos completa 12 anos e passará por remodelação

Através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e duas pessoas engajadas, Mário Luiz Garcia de Figueiredo e Hugo de Araújo Tormente Júnior, amigos de infância, nasceu o Museu de História Natural de Cravinhos “Wladimir Chaves”, inaugurado dia 7 de outubro de 2004, com sede própria. E que ontem (07/10) completou seus 12 anos de fundação.

“Mário me convidou para ajudar a montar uma exposição de animais taxidermizados (empalhados), organizada na Faculdade de Biologia em que ele estudava, isso há 7 anos, foi onde tudo começou”, diz o coordenador o Museu de Cravinhos, Hugo Tormente.

Com esta parceria, os dois começaram a receber convites para expor animais em outros locais. A coleção começou a crescer e sem sede própria, Mário começou a guardar os animais taxidermizados em seu próprio quarto, mas a coleção foi aumentando e a necessidade de uma sede foi necessária.

Sensibilizada, a Prefeitura Municipal de Cravinhos, através do prefeito José Carlos Carrascosa dos Santos (Boi), reformou uma sala da Antiga Estação de trem da cidade, e cedeu para a dupla.

“Em pouco tempo, esta sala também ficou pequena”, afirma Hugo. Com muito empenho, conseguiram que as antigas casas dos trabalhadores da Estação fossem restauradas, e aí nasceu o Museu de História Natural de Cravinhos, onde se encontra até hoje e a entidade é mantida pela Prefeitura de Cravinhos, através da Secretaria da Educação e Cultura.

Hoje o Museu conta com mais de 2500 espécies de animais empalhados, entre eles: suçuarana, pingüins, sucuri de 7 metros, leão, tubarões, jacaré-açu, jaguatirica, quati, tatu-canastra. Além de ser o único a ter um cenário antártico no Brasil.

“Na sexta-feira completou 12 anos o Museu de História Natural, ensinando a preservação do Meio Ambiente à nossas crianças, jovens e adultos. Parabéns a todos que contribuíram com isso e continuam a ajudar”, comentam a secretária da Educação e Cultura, Margarete Stella e a diretora da Cultura, Maria Fernanda Molezini.

E para celebrar o aniversário do Museu e também o Dia das Crianças, uma completa reformulação será feita nesse final de semana no local, assim abrindo mais espaço para experiências, novos cenários e muitas atrações. E quem quiser conferir as novidades poderá ir na quarta-feira (12/10), das 8h às 11h e das 13h às 17h no Museu de História Natural de Cravinhos, e conhecer um ambiente cheio de magia e muitas novidades. 





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.