Administração municipal inaugura quatro Unidades de Saúde e descentraliza o atendimento

Publicado em 06-06-2016 13:29:47 | UBS, João Berbel, Bela Vista, Trajano Stella, Centro de Saúde II, população, atendimento
  • Início/
  • /
  • Administração municipal inaugura quatro Unidades de Saúde e descentraliza o atendimento

Administração municipal inaugura quatro Unidades de Saúde e descentraliza o atendimento

Os dias 23, 24 e 25 de maio de 2016 ficarão marcados na história de Cravinhos. Nesses dias foram inaugurados de uma só vez quatro Unidades de Saúde, sendo que duas delas foram totalmente ampliadas e reformadas e duas construídas.

“Hoje está à disposição da população, com territórios totalmente definidos, quatro unidades de saúde totalmente equipadas, com ações e serviços que irão atender as necessidades da população, e o mais importante com garantia do acesso e mais qualidade e agilidade no atendimento”, comenta a secretária de Saúde, Roberta Brandão.

Ampliar e reformar as unidades de saúde “José Stella” e “Cel. Antônio de Azevedo Sousa”, concluir a construção da Unidade José Ajona Filho e construir a Unidade “João Annibal” estava previsto no Plano de Governo do atual prefeito municipal, José Carlos Carrascosa dos Santos, e a partir disso passou a ser prioridade na agenda de compromissos da Secretaria Municipal de Saúde para o período da gestão 2013-2016.

“Durante esses três anos, vários, foram os planejamentos para execução dessas obras e como seria o papel de cada unidade no sistema municipal de saúde. Eu sempre dizia nas entrevistas que concedia que não adiantava entregar um prédio bonito para população, se os fluxos de atendimento, mão de obra e equipamentos não estivessem totalmente definidos e adquiridos”, ressalta Roberta Brandão.

O planejamento não é algo que acontece do dia pra noite, pessoas estão envolvidas nele, foi preciso unir as necessidades da população com aquilo que estaria disponível para iniciar-se os atendimentos.

“Muitos ressaltam que deveríamos ter entregue as Unidades de Saúde antes, mas não adiantaria nada entregar uma e então sobrecarrega-la com todo o atendimento. Já entregamos todas, de uma só vez, e as mesmas estarão à disposição de nossa população, assim não dando nenhum prejuízo na agilidade e qualidade do atendimento”, ressalta o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos.

E hoje em todas as unidades de saúde, a população poderá contar com salas de vacina, medicação, farmácia, atendimento com nutricionista, com assistente social, além das equipes médicas e de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Nas unidades de Saúde “João Annibal”, no bairro Bela Vista e “José Ajona Filho”, no bairro Trajano Stella, além dos serviços citados, a população ainda contará com atendimento odontológico.

Por serem Unidades Básicas de Saúde, as mesmas terão seu horário de funcionamento das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, com agendamento para os atendimentos ofertados.

As Unidades Básicas de Saúde instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem desempenham um papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade. Dotar estas unidades da infraestrutura necessária a este atendimento foi um desafio para administração municipal, ainda mais sendo o Brasil único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes com um sistema de saúde público, universal, integral e gratuito e que está enfrentando sérios problemas com os investimentos do Ministério da Saúde.

“O investimento da administração municipal não representa apenas a entrega de várias obras. Representa também a ampliação e a melhoria do serviço de saúde oferecido a toda população cravinhense. As rotinas das unidades foram totalmente reformuladas, com o único objetivo de ‘promover mais saúde’”, afirma Roberta Brandão.

As Unidades Básicas de Saúde atuam como o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a rede de Saúde Municipal. São dessas unidades que os usuários são referenciados para níveis de atenção mais complexos, como os centros de especialidades e os hospitais.

O atendimento à população começará a partir de segunda-feira (30/05), às 7h. A data para início das inaugurações e também do início dos atendimentos foi estrategicamente pensado.

“Precisávamos do feriado do dia 26/05 para concluir a organização das mesmas, como dotar as salas de vacinas com os imubiológicos, transferir os prontuários, dentre outras atividades que já foram todas concluídas”, revela a secretária da Saúde de Cravinhos.

As cerimônias de inaugurações, foram prestigiadas pela comunidade e por autoridades, em todas as ocasiões houveram depoimentos emocionados e o quanto durante a história do município, grandes foram as lutas e a perseverança em conquistar cada vez mais melhorias para a saúde.  





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.