Alunos participam de avaliação global de ensino

Publicado em 30-11-2015 17:19:43 | Notícias

Alunos participam de avaliação global de ensino

Todos os alunos dos 2ºs, 5ºs e 9ºs anos da rede municipal de ensino de Cravinhos participaram dos dias 16 a 18 de novembro, da Provinha e Prova Brasil, que tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação – MEC lançou em 2007 o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) com objetivo de melhorar substancialmente a educação oferecida às crianças, jovens e adultos. O Plano sistematiza várias ações na busca de uma educação equitativa e de boa qualidade.

Para identificar quais são as redes de ensino municipais e as escolas que apresentam maiores fragilidades no desempenho escolar e que, por isso mesmo, necessitam de maior atenção e apoio financeiro e de gestão, o PDE dispõe de um instrumento denominado Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Esse índice pretende ser o “termômetro” da qualidade da educação básica em todos os estados, municípios e escolas no Brasil.

O IDEB é um dos eixos do PDE que permite realizar uma transparente prestação de contas para a sociedade de como está a educação em nossas escolas. Assim, a avaliação passa a ser a primeira ação concreta para aderir às metas do compromisso e receber o apoio técnico/financeiro do MEC, para que a educação brasileira dê um salto de qualidade

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), mais conhecida como Prova Brasil, foi criada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira – INEP em 2005 e passou a integrar o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Realizada desde 2005, a Prova Brasil é aplicada a cada dois anos e avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa, com foco em leitura, e em Matemática, com ênfase na resolução de problemas. A última aplicação da Prova Brasil ocorreu em novembro de 2013. Fizeram a Prova Brasil todos os alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

As duas disciplinas que compõem a avaliação de Língua Portuguesa e Matemática foram escolhidas por serem consideradas básicas para a compreensão das demais que compõem o currículo escolar.

“Para selecionar quais as competências e habilidades em Língua Portuguesa e Matemática que seriam avaliadas, o INEP baseou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos currículos adotados pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais para os anos e disciplinas avaliadas, além de consultar os livros didáticos mais utilizados por professores das redes de ensino públicas e privadas”, comenta a secretária da Educação de Cravinhos, Margarete Stella Moraes.

Como resultado desse trabalho, foram elaborados dois documentos chamados de Matrizes de Referência, contendo o conjunto de competências e habilidades comuns para os anos e disciplinas avaliadas em todo o território nacional e que podem ser medidas por meio dos testes utilizados na Prova Brasil. É importante ressaltar que as Matrizes de Referência não devem ser confundidas com as propostas curriculares das redes ou das escolas, pois não englobam todo o currículo escolar. 





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