Município de Cravinhos sofre impactos da crise econômica mundial
Publicado em 01-08-2013 10:57:16 |Município de Cravinhos sofre impactos da crise econômica mundial
Há aproximadamente nove meses o mundo vem sofrendo impactos da crise econômica mundial que foi difundida a partir da crise do mercado imobiliário e financeiro dos EUA. O Brasil é um dos países que vem sentindo o impacto, e o município de Cravinhos não ficou de fora. Isso porque, desde então, a arrecadação fiscal vem caindo.
Segundo informações do Departamento Financeiro do Município, na passagem do mês de Maio/Junho houve uma queda de 11% no repasse estadual do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e no federal do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Já para a passagem de Junho/Julho, a previsão da queda chega a 21%.
Para o prefeito José Francisco Matasso Ferdinando, o grau do impacto que cada município sofrerá dependerá das iniciativas de cada administrador, e completa: “Tenho limitado os gastos dentro daquilo que arrecadamos, consulto sempre informações no setor de contabilidade e no financeiro, pois não quero afundar o município em dívidas”.
Segundo Rodrigo Cometti, tesoureiro municipal, a crise tem levado a administração pública a enxugar a máquina reduzindo despesas e suspendendo a seqüência de obras. “Estamos conversando com os secretários municipais para que reduzam despesas em suas pastas”, explica.