Seja Digital já distribuiu mais de 2 mil kits da TV digital em Cravinhos

Publicado em 17-01-2018 15:45:29 | Seja Digital, distribuição, kit digital, Cravinhos, NIS
  • Início/
  • /
  • Seja Digital já distribuiu mais de 2 mil kits da TV digital em Cravinhos

Seja Digital já distribuiu mais de 2 mil kits da TV digital em Cravinhos

A Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV no Brasil, já distribuiu na cidade de Cravinhos mais de 2 mil kits gratuitos da TV Digital, com antena digital e conversor com controle remoto, dos mais de 3 mil a serem entregues para as famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal. O desligamento do sinal analógico de TV acontece em menos de 1 mês, no dia 31 de janeiro, em Cravinhos e outras 19 cidades da região. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital.

Cerca de 100 mil kits gratuitos, com os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital, estão disponíveis para famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal das 20 cidades da região de Ribeirão Preto. Destes, mais de 85 mil já foram retirados.

Para saber se tem direito e agendar a retirada do kit, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit.

As cidades que integram a região de Ribeirão Preto, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações são: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cravinhos, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Morro Agudo, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.

É importante que todas as pessoas se preparem para o desligamento do sinal com antecedência.

“Todas as TVs podem ser utilizadas para assistir os canais abertos transmitidos pelo sinal digital. Porém, a TV pode precisar de adaptações. Se o aparelho for de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se a TV for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante”, orienta a gerente regional, Vandreza Freiria.

As famílias de baixa renda que retiram os kits podem concorrer a cartões pré-pagos de R$ 2 mil. Desde o início da promoção, 12 pessoas já foram sorteadas na região de Ribeirão Preto. O último sorteio será no dia 17 de janeiro e vai premiar mais dois ganhadores.

 

Instalação

A instalação é um processo simples, porém, as pessoas que forem realizá-la devem tomar cuidado.

“Caso se sintam inseguras com o procedimento, nossa recomendação é que procurem um antenista. No caso dos beneficiários, eles recebem, no momento da retirada do kit gratuito, um treinamento sobre os equipamentos que estão recebendo e como instalá-los”, diz a gerente regional.

A busca de canais digitais também é um processo muito importante na conclusão da instalação.

“Os canais não aparecem automaticamente nas TVs e as pessoas podem ter uma TV preparada, mas continuar vendo os canais analógicos. Para localizar os canais digitais basta acessar o menu da TV ou do conversor, encontrar a opção mais parecida com ‘busca de canais’ e seguir as orientações. Ao final, a TV terá encontrado todos os canais digitais disponíveis na região e exibirá a programação com imagem e som de cinema”, diz Vandreza Freiria. 





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.