Propostas pedagógicas são discutidas em reunião regional

Publicado em 07-07-2015 13:02:06 | Notícia

Propostas pedagógicas são discutidas em reunião regional

A Secretaria Municipal de Educação promoveu uma importante capacitação para professores da Educação Infantil. A mesma aconteceu no Centro de Lazer da EMEB. “Antonio Joaquim da Silva”, e contou com a presença de 26 cidades da região.

O tema foi “Reflexões sobre a proposta pedagógica da Educação Infantil”, sendo que eixo norteador foi a interação e a brincadeira. A palestrante, Dra. Franciane Heiden Rios, falou sobre a importância da educação na infância e muitos outros pontos relevantes.

“Hoje, vivemos a reorganização institucional em vários campos educacionais. A redemocratização do país incluiu decisivas mudanças na educação, estando as relativas à educação infantil entre as mais relevantes”, diz a secretária da Educação de Cravinhos, Margarete Stella Moraes.

É na Educação Infantil que se constrói os alicerces de uma educação sólida e duradoura, os olhares se voltam agora para essa modalidade de ensino que há muito ficou esquecida, tomou tamanha importância que já tornou-se obrigatória para a faixa etária dos 4 aos 5 anos de idade. Os municípios terão até 2016 para adequar-se à lei e atender todas as crianças inseridas nesta faixa etária.

“Estudos atuais apontam a importância da estimulação precoce das crianças na Educação Infantil para o seu aprendizado futuro. Neste espaço a criança desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em uma relação de aprendizado”, ressalta a palestrante Dra. Franciane Rios.

Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática.

Dessa maneira, é dever do Estado assegurar às crianças de zero a seis anos de idade o atendimento em creche e pré-escola segundo dispõe o artigo 30 da LDB. Neste contexto, vale lembrar que as crianças desde o nascimento estão em constante interação com os adultos, que logo procuram incorporá-las as suas relações e a sua cultura. Sendo assim, percebe-se que quase todos os comportamentos humanos são resultantes da convivência com os demais. A convivência saudável das crianças em creches e pré-escolas propiciam um desenvolvimento significativo nesta fase do desenvolvimento humano, auxiliando as aprendizagens futuras, daí a importância do atendimento de todas as crianças na Educação Infantil.

“O professor, consciente de que o vínculo é, para a criança, fonte contínua de significações, reconhece e valoriza a relação interpessoal. Cuidar do aluno, na fase infantil, em um contexto educativo, demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de todos os envolvidos para ajuda-lo a desenvolver suas capacidades”, revela a palestrante Dra. Franciane.

Mais do que nunca, os Governos Federal e Estadual, precisam dar suporte aos sistemas de Ensino do Município para que se preserve as especialidades da Educação Infantil na organização das redes escolares, garantindo o atendimento da criança de zero a cinco anos em estabelecimentos que atendam aos parâmetros nacionais de qualidade, e a articulação com a etapa seguinte, visando o ingresso do aluno de seis anos de idade no Ensino Fundamental.





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