‘Caixa de Cultura’ é entregue na escola estadual do bairro Francisco Castilho

Publicado em 01-07-2018 13:46:29 | Caixa de Cultura, escola do bairro Francisco Castilho, projeto, Sesi, temas, livros, incentivo
  • Início/
  • /
  • ‘Caixa de Cultura’ é entregue na escola estadual do bairro Francisco Castilho

‘Caixa de Cultura’ é entregue na escola estadual do bairro Francisco Castilho

O projeto mais antigo do SESI, criado em 1948, e pioneiro na difusão literária itinerante pela indústria, a “Caixa de Cultura” é um programa integrador que atua como uma poderosa ferramenta na formação do indivíduo, pois, por meio de ações culturais na escola, no trabalho, no comércio, entre outros, busca fomentar a prática da leitura e a apreciação artística.

Em Cravinhos, a “Caixa de Cultura” é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e o SESI. Na última semana a caixa com livros foi entregue na escola estadual do bairro Francisco Castilho, para que os adolescentes pudessem conhecer o projeto e se utilizar da biblioteca itinerante.

“A ideia é levar a leitura ao alcance de todos, pois, ela amplia o conhecimento, melhora o raciocínio e desenvolve a criatividade, por isso nossa sugestão foi movimentar essa caixa, deixá-la de fácil acesso para que a maior quantidade de pessoas possa utilizá-la”, afirma a secretária da Cultura de Cravinhos, Andréa Gaspar Carrascosa.

Na escola, a caixa foi motivo de alegria, a professora Tânia Reis (Língua Portuguesa) e a professora Maria Lúcia (responsável pela sala de leitura) fizeram uma dinâmica no pátio da escola. A brincadeira foi fazer com que os alunos adivinhassem o que tinha dentro da “Caixa de Cultura” que estava escondida atrás de um totem do cantor Raul Seixas.

“Os palpites foram muitos e os alunos estimularam a criatividade ao tentar adivinhar”, conta a professora Maria Lúcia.

Ao todo, a “Caixa de Cultura” conta com 28 títulos dos mais diversos temas e deve ficar na escola até o final das férias.

“Em nome da Secretaria Municipal de Cultura quero agradecer essa parceria com o SESI e também com a diretora da escola Ione Ramos e as professoras envolvidas no projeto, fico muito feliz com a receptividade de todos”, conclui a diretora da Cultura de Cravinhos, Maria Fernanda Molezini.

A ideia é que mais escolas possam receber a “Caixa de Cultura” e que com isso mais alunos possa ser estimulados à leitura.





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.