Estudantes ‘voam’ rumo ao conhecimento e sabedoria

Publicado em 30-09-2019 16:11:25 | Cravinhos, Educação, primeiro voo, avião, professores, conhecimento, aprendizado, Esticando os horiz

Estudantes ‘voam’ rumo ao conhecimento e sabedoria

Quem nunca sonhou em subir em um avião e ir para onde bem desejasse? Ou apenas realizar o sonho de entrar em um avião e parar em outra cidade? Ou ainda poder ir de avião para outra cidade e ter a companhia dos amigos? Isso é o que em torno de 100 estudantes da rede municipal de ensino de Cravinhos, e que participam do Projeto Cantar, estarão fazendo durante o mês de setembro e início de outubro.

A possibilidade de realizar o sonho de viajar de avião é devido ao projeto “Esticando os horizontes através dos Museus”, que tem o incentivo fiscal do PROAC-ICMS, com patrocínio da Ourofino Agronegócios, e proponente do projeto ONG NHL de Campinas. Além da parceria da Prefeitura de Cravinhos e Viação Passaredo.

“A principal vantagem do incentivo à cultura através deste projeto é que a aprendizagem passa a ter significação centrada nas relações e nos procedimentos, já que os jovens tem a oportunidade de experimentar a vivência de voar de avião e/ou conhecer um museu. Todos podem ter a chance de perceber que conhecimento acontece independentemente de estar sentado na cadeira escolar”, comenta a diretora e idealizadora do projeto, Neusa Silva.

Ao todo serão cinco turmas de 20 estudantes cada e que serão acompanhadas por monitores para fazer o passeio. As crianças embarcam no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, e desembarcaram no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em seguida são levadas ao mundo do conhecimento, em que podem visitar pontos turísticos da capital, entre eles a Avenida Paulista, Bom Retiro, entre outros. Além da Pinacoteca, Estação da Luz e o Museu do Futebol.

“Nunca tinha nem chegado perto de um avião, a gente vê só bem distante no céu, e estar tão próximo me deixou surpreso e voar foi maravilhoso”, comenta o estudante Gabriel Henrique de Biage.

Como Gabriel muitos alunos nunca tinham nem se aproximado de um avião, então a ansiedade começou desde o primeiro momento que entraram na aeronave. Mas em menos de uma hora de voo já estavam na capital paulista e ansiosos contando o que sentiram durante a viagem.

“Esse projeto foi limitado aos alunos que participam do Projeto Cantar. Tenho certeza que as crianças que já foram no passeio gostaram muito, e as que estão para ir irão aproveitar também”, conta a diretora da EMEB. “Antonio Joaquim da Silva”, Elaine Thomazelli.

Promover a inclusão social e cultural de alunos da rede pública de ensino em busca de desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos estudantes envolvidos, através de um trabalho interdisciplinar, esse também é um dos desafios do projeto “Esticando os horizontes através dos Museus”.

“A simples ação de possibilitar uma viagem de avião a quem não pode realizá-la, abre muitas portas para a afirmação desse indivíduo em sociedade, bem como fornece ferramentas necessárias para a realização de uma visão cultural mais plena e realmente focada em seus princípios de base e inserida na realidade atual de nossa sociedade de informação”, revela a idealizadora do projeto.

E os alunos puderam praticar o conhecimento desde o início do embarque, porque lhes foram demonstrados diversos conteúdos, entre eles: Aerodinâmica, peso, altitude, relevo, ocupação do espaço; história da invenção do avião, evolução no último século, utilização desse meio de transporte; História da Arte, obras de Arte; Urbanismo e arquitetura; Desenvolvimento urbano e sustentável; Alimentação; Migração e imigração; Industrialização, entre outros importantes pontos.

“Essa parceria com as empresas NHL Cultural, Ourofino e Passaredo é de extrema importância para os nossos estudantes, sendo que 90% nunca tinham nem visto um avião de perto. Todos ainda puderam conhecer importantes marcos históricos e turísticos da capital paulista, dessa maneira demonstramos que aprender e estudar não é algo estático e chato, porque tenho certeza que todos gostaram da viagem, e quem ainda vai viajar também vai apreciar muito. E inclusive no Museu do Futebol aprenderam sobre a história do Esporte, tiveram contato com professores, historiadores e outros estudantes que também visitavam o local no momento”, diz a secretária da Educação de Cravinhos, Margarete Stella Moraes.

As crianças ainda puderam aproveitar um almoço em churrascaria de São Paulo, além de café da manhã e lanche da tarde, além de um serviço de bordo especial da viação Passaredo.

 

Conhecimento se transformará em livro

Após a finalização do projeto as crianças contaram suas histórias e as mesmas se transformarão em um livro, em que haverá uma Manhã de autógrafos a todos os interessados. Também no sábado (14/09) acontece na EMEB. “Antonio Joaquim da Silva”, uma Oficina sobre os artistas que foram retratados na Pinacoteca de São Paulo.





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.