Museu de História Natural de Cravinhos recebe doação de animais da DIG de Franca
Publicado em 22-04-2019 23:46:56 | Cravinhos, Cultura, Museu, doação, DIG Franca, animais, empalhados, visitação, busca
Museu de História Natural de Cravinhos recebe doação de animais da DIG de Franca
No começo de dezembro do ano passado, a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Franca foi alertada sobre o abandono de diversos animais empalhados no KM 3 da rodovia João Traficante, que liga a cidade de Franca à Ibiraci (MG). Depois de alguns meses de investigação não foi descoberto de quem poderia ser a propriedade dos animais.
O caso foi veiculado na mídia regional, e o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos, relatou para o delegado da DIG de Franca, que no município havia um Museu de História Natural, e que caso não localizassem o proprietário poderiam realizar a doação para o Museu.
“Vi a reportagem na televisão e logo pensei que esses animais poderiam vir para o nosso museu, conversei com o prefeito e ele foi atrás para que, ao invés do descarte pudessem realizar a doação para nós. O delegado na época disse que haveria todo um processo e que o juiz quem decidiria sobre isso”, revela o coordenador do Museu de História Natural de Cravinhos, Hugo de Araújo Tormente Júnior.
E na terça-feira (02/04), o Juiz de Direito, Dr. José Rodrigues Arimatéa, atendeu o pedido do delegado da DIG de Franca, Márcio Garcia Murari, para que a doação dos animais apreendidos fosse feita ao município de Cravinhos, assim colaborando para o aprendizado de todos que passem pelo Museu de História Natural “Wladimir Chaves” em Cravinhos.
“Queremos agradecer o Juiz Dr. José Rodrigues Arimatéa e o delegado da DIG de Franca, Márcio Garcia Murari pelo empenho e doação desses animais, que hoje já se encontram em nosso museu e fazem parte de um cenário. Hoje já são mais de 1700 espécies no acervo do Museu de História Natural de Cravinhos, que é aberto gratuitamente para a visitação”, diz o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos.
Ao todo foram doados nove animais empalhados: 3 cachorros do mato, 1 papagaio, 1 filhote de siriema, 1 mutum, 1 galinha do mato, 1 saracura e 1 roedor silvestre.