Cravinhos realiza campanha de prevenção a gravidez na adolescência
Publicado em 11-04-2019 23:43:42 | Cravinhos, campanha, gravidez, combate, técnicas, Assistência Social, escolas estaduais, adolescente
Cravinhos realiza campanha de prevenção a gravidez na adolescência
A Lei Federal 13.798, sancionada em 13 de janeiro de 2019, incluiu no Estatuto da Criança e Adolescente, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. O município de Cravinhos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou de 25 a 29 de março, a primeira edição da Campanha “Gravidez na adolescência não é brincadeira”, o objetivo foi disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas.
“Sabendo da importância desse tema na adolescência, as assistentes sociais, psicólogas, pedagogas e professoras de todos os equipamentos que fazem parte da Secretaria Municipal de Assistência Social estiveram realizando diversas atividades nas escolas municipais, assim objetivando a conscientização dos adolescentes quanto a gravidez nessa fase da vida”, comenta o secretário da Assistência Social de Cravinhos, Márcio Barroso.
As escolas atendidas inicialmente foram as estaduais “Cel. João de Souza Campos”, “Prof. Fernando Campos Rosas”, “Prof. Francisco Gomes” e a “Escola do bairro Francisco Castilho”. Além da municipal “João Nogueira”, que teve as dinâmicas destinadas aos alunos dos 8os e 9os anos.
Todas as técnicas da Assistência Social trabalharam com a dinâmica de explicações sobre os meios de prevenção a gravidez, e, principalmente, as consequências da gravidez na adolescência. Em seguida os alunos responderam diversas perguntas.
“Estamos trabalhando para que Cravinhos reduza, se possível a zero, os casos de gravidez na adolescência, nosso papel é levar orientações e mostrar as consequências, deixando nossos adolescentes cada vez mais conscientes deste grave problema que pode atrasar a realização dos seus sonhos”, afirma Márcio Barroso.
Os pais e familiares também foram convidados a entrar na campanha, através de conversas com os filhos sobre prevenção e gravidez na adolescência.
Dados do IBGE/Censo Demográfico de 2010 apontam que a proporção de adolescentes e jovens brasileiras entre 15 e 19 anos não inseridas no mercado de trabalho ou na escola é maior entre aquelas que já tiveram filhos em relação as que nunca foram mãe.
Vale salientar que a campanha ainda teve o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.