Curso de Iniciação Teatral de Cravinhos comemora 10 anos
Publicado em 05-09-2018 14:53:12 | Teatro, CIT, 10 anos, Cravinhos, Cultura, peças teatrais, desenvoltura, Educação, parceria
Curso de Iniciação Teatral de Cravinhos comemora 10 anos
O teatro é uma atividade que envolve todos os sentidos: trabalha a postura corporal, a respiração, a fala, desenvolve a leitura e, principalmente, é uma ferramenta para a vida profissional em qualquer área de atuação. Ótimo para o corpo e para a mente.
Em 2008 se iniciou em Cravinhos um projeto tímido, mas que ganharia um valor importantíssimo para a formação de crianças e adolescentes na cidade: O CIT (Curso de Iniciação Teatral).
Idealizado pelo ator e diretor Leandro Mauricio, o CIT iniciou-se na ONG SARA através de uma oficina de teatro com os adolescentes que participavam do “Programa Gente Jovem”.
Desde a primeira turma a adesão foi positiva, primeiramente com adolescentes na faixa etária de 14 anos. Com a adesão da Secretaria da Cultura ao projeto, a Maria Fernanda Molezini, reorganizou e passou a atender crianças nos períodos da manhã e tarde. E atualmente, o curso atende de maneira mais ampla. As aulas são ministradas na “Casa Libaneza – Espaço Cultural de Cravinhos”, e atende a população como um todo, nos períodos da manhã, tarde e noite. Além de também serem atendidas algumas escolas municipais.
“Nas escolas municipais esse projeto já está indo para o terceiro ano e em minha opinião é muito importante, pois além da formação acadêmica as escolas oferecem esse curso que só aumenta o repertório cultural dessas crianças”, comenta o idealizador do projeto, Leandro Mauricio.
Mesmo não tenho um teatro na cidade, Leandro conta que o projeto nunca foi desacreditado.
“Me sinto uma pessoa muito feliz em compartilhar meu conhecimento sobre teatro. Nessa caminhada percebi que muita gente tem interesse e gosta de teatro, a prova disso, é que estamos completando 10 anos. Isso mostra para as pessoas que a arte do teatro acontece em qualquer lugar, na ONG SARA, que é a proponente do projeto, na rua, na praça, na Casa Libaneza, enfim, basta ter vontade de fazer e fazemos teatro em qualquer lugar”, diz Leandro Maurício.
Em 10 anos de história, o Curso de Iniciação Teatral já capacitou mais de 1.000 pessoas, foram apresentadas mais de 40 peças e mais de 100 exercícios cênicos. Hoje, dois alunos que passaram pelo CIT, Guilherme Medeiros e Roger Mosna, buscaram uma formação profissional e trabalham como atores fora de Cravinhos. A modelo internacional Nathalia Santana, que trabalha no México, e também a atual Miss Cravinhos, Mayara Santos, participaram do processo de iniciação teatral, o que segundo elas foi muito importante para suas carreiras.
“É gratificante, sempre encontro alunos que me contam como o teatro melhorou a vida e o cotidiano deles, ajudando na fala, na postura, na segurança pessoal e isso me faz muito feliz, mostra que o propósito de melhorarmos essas pessoas com o fazer teatral tem feito sucesso”, afirma Leandro.
Em 2017, alunos que passaram pelo CIT, formaram um grupo de teatro independente, o FANNAN, que significa artista em Árabe, uma homenagem para a Casa Libaneza, onde os alunos estudaram essa arte. Esse grupo se apresentou nas praças de Cravinhos com a peça “O Rico Avarento”, e participou do Festival de Teatro de Jundiaí. O sucesso foi tanto que o grupo trouxe para a Cravinhos os prêmios de melhor ator, direção e melhor espetáculo de rua.
Para fazer parte do CIT é muito simples, basta ter no mínimo nove anos, ser alfabetizado e fazer a inscrição no Memorial Casa Libaneza, na Rua XV de Novembro, 259.
O CIT é promovido pela ONG SARA, com os apoios das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e Prefeitura de Cravinhos.