Escola municipal realiza projeto para doação de sangue

Publicado em 28-07-2019 23:41:35 | Cravinhos, Campanhas, Doação de sangue, parceria, escola municipal, palestra, projeto

Escola municipal realiza projeto para doação de sangue

Com a chegada do mês de Junho também acontece que as temperaturas caem, e com isso é o período que mais os bancos de sangue sofrem, uma vez que, segundo o Ministério da Saúde, existe uma queda significativa na doação de sangue. Por isso mesmo foi criado em todo o Brasil a campanha “Junho Vermelho”, para incentivar as pessoas a doarem sangue, e assim salvar vidas.

E em Cravinhos já existem algumas campanhas para incentivar a doação, e uma delas é da escola municipal “João Nogueira”, que criou o projeto “Você era a gota que faltava”, que tem como objetivo que os alunos da instituição possam se tornar incentivadores na doação de sangue, e posteriormente quando tiverem a idade também possam fazer parte do grupo de doadores.

“Nossos alunos ainda não têm idade nem peso para fazerem a doação, mas cada um deles terá a importante missão de conseguir pelo menos um doador. A escola se responsabilizará por levar os doadores até o Hemocentro de Ribeirão Preto, no sábado (06/07), com saída às 7h, em frente à escola”, diz a diretora da EMEB. João Nogueira, Márcia Fernandes Donato.

Ainda segundo Donato, a possibilidade do transporte até o Hemocentro só pôde ser realizado devido a parceria e apoio da Secretaria Municipal da Educação e Prefeitura de Cravinhos.

Os interessados em realizarem a doação de sangue diretamente no Hemocentro, em Ribeirão Preto, deverão estar em frente a EMEB. “João Nogueira”, nesse sábado (06/07), às 7h, de onde sairá os ônibus. Caso a pessoa queira doar e vá com veículo próprio é só mencionar o nome do projeto, no momento da doação. É preciso levar um documento de identificação com foto.

 

Palestra

O projeto “Você era a gota que faltava” envolveu toa a escola e por isso mesmo uma das atividades aconteceu na terça-feira (25/06), quando houve a palestra da biomédica do Hemocentro, Mirian Castanheira, abordou o tema “Doação de sangue: Convencer ou conscientizar?”.

Miriam fez esclarecimentos, tirou dúvidas, falou sobre a realidade do banco de sangue e especialmente sobre a importância e a necessidade de se doar sangue, de se praticar este ato de humanidade que salva vidas. Alertou, ainda, sobre a dificuldade que o Hemocentro tem para conseguir doadores, em especial nessa época.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, esse número chega a 7%.





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.