Cravinhos participa de Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação e Acessibilidade
Publicado em 01-07-2019 15:31:09 | Cravinhos, Pessoa com Deficiência, Feira Reatech, Mobilidade Reduzida, Equoterapia, participação, te
Cravinhos participa de Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação e Acessibilidade
Aconteceu de 13 a 16 de Junho a 16ª edição da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, a Reatech, que é considerada a principal do setor na América Latina.
E em busca de conhecimento, troca de experiências e importantes encontros, o secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Cravinhos, Wagner Perez, se fez presente ao evento, juntamente, com o funcionário público Weider Sabino e a funcionária da Santa Casa de Cravinhos, Kátia Silva. Na ocasião puderam conhecer e testar o que existe de mais tecnológico na área para inclusão de pessoas com deficiência.
“Apesar de alguns equipamentos terem o valor muito elevado, foi possível conhecer e testar diversos deles, para que possamos trabalhar junto a administração municipal e os Governos estadual e Federal, com o objetivo de disponibilizar, futuramente, para a nossa população que necessite”, diz o secretário Wagner Perez.
Nesta edição da Reatech, cerca de 300 expositores apresentaram diversas novidades tecnológicas do setor. E os visitantes puderam realizar test-drives em veículos adaptados para deficientes físicos e até praticar algumas modalidades esportivas. Também marcaram presença na feira fabricantes de cadeira de rodas e aparelhos auditivos, serviço de apoio usando animais e indústrias farmacêuticas.
“Esse evento é de suma importância para conhecermos novos equipamentos que são destinados para as pessoas que tem deficiência e mobilidade reduzida. Em nosso município estamos realizando um trabalho contínuo para que melhoremos diversos aspectos, e o resultado tem sido positivo”, comenta Wagner Perez.
Na Feira Reatech também houve troca de experiências e conhecimento das diferentes realidades regionais para fortalecer as instâncias que têm missão semelhante.
Terapia assistida por animais
Com uma equipe multidisciplinar, a Clínica Gati de Equoterapia mostrou na Reatech 2019 a Pet Terapia assistida por animais. Chamado de “fazendinha” na feira, o estande reuniu alguns dos animais utilizados no atendimento.
De acordo com a coordenadora da Gati, Júlia Ramos, a intenção foi fazer com que os visitantes tivessem a oportunidade de manter contato com os animais.
“Eles fazem parte do trabalho. Quando recebemos um novo paciente, é feita uma análise para determinar qual animal e quais os objetivos para sua utilização na terapia”, explica.
Júlia explica que a Pet Terapia é um método terapêutico que utiliza um animal específico como mediador no processo terapêutico.