Cravinhos realiza última etapa do Mutirão de Limpeza

Publicado em 24-03-2020 01:12:42 | Cravinhos, Saúde, aedes, Dengue, combate, cidades, balanço final, etapa, tonelada

Cravinhos realiza última etapa do Mutirão de Limpeza

As doenças que o mosquito aedes aegypti tem causado nos últimos anos tem ocasionado diversas mortes, e inclusive gerado uma preocupação de epidemia mundial. Por isso o município de Cravinhos tem realizado campanhas periódicas de combate a Dengue, Zika e Chikungunya.

E nesse ano de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Garagem Municipal e o Setor de Limpeza dividiu os bairros do município cravinhense para a realização do “Mutirão de Limpeza”, que aconteceu durante todo o mês de fevereiro.

“Sabemos que estamos próximos a cidades que já estão com diversos casos de Dengue, por isso sempre estamos realizando campanhas diárias, e outras que intensificamos e fazemos a retirada de possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti”, explica a secretária da Saúde de Cravinhos, Roberta Ap. Meneghetti.

A primeira etapa foi realizada nos dias 08 e 09 de fevereiro atendendo os bairros Jardim Aliança, Jardim Júlia, Trajano Stella, Jardim Santana, Jardim Santa Cruz e Jardim Bothânico, o que ocasionou a retirada de 8 toneladas de lixo.

Já a segunda e terceira etapa aconteceram nos dias 15 e 16 de fevereiro e contemplou os bairros Jardim Francisco Castilho, Nova Cravinhos, João Berbel, I, II e III, Vila Cláudia, Jardim Itamarati, Osvaldo Neto (Leco), Jardim Itapuã e Vila Viegas. Segundo informações apuradas junto a Secretaria Municipal de Saúde foram retirados 4 toneladas de possíveis criadouros da Dengue.

A quarta etapa aconteceu no dia 22 de fevereiro e abrangeu os bairros Parque São José, Bela Vista, Jardim Alvorada, Jardim Primavera e Jardim Anhanguera, onde foram retiradas 9 toneladas de lixo.

E a última etapa aconteceu no dia 29 de fevereiro e abrangeu os bairros Jardim Santa Cecília, Jardim Independência (Pedregal), Jardim Paulista, Sumaré, Jardim das Acácias e Centro, em que foram retirados 6 toneladas de possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti.

“Divulgamos que era para a população um dia antes colocar os possíveis criadouros de aedes aegypti na rua, que os caminhões da Garagem Municipal e o Setor de Limpeza realizariam a limpeza, e foi o que aconteceu. No total conseguimos fazer o recolhimento de 27 toneladas de lixo em nossa cidade”, afirma Roberta Meneghetti.

Ainda segundo Meneghetti, o trabalho continuará e é preciso afirmar que o problema e a solução não é só do Poder Público, mas sim de todos.

Vale salientar que cada pessoa precisa dedicar, ao menos 10 minutos do dia, para fazer a limpeza e fiscalização de sua própria residência ou estabelecimento comercial, assim evitando os criadouros do mosquito aedes aegypti.





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.