Vacinação da gripe atingiu 50% de cobertura em Cravinhos
Publicado em 22-09-2021 13:02:08 | Cravinhos, Saúde, Vacinação da Gripe, imunização, prevenção, cobertura
Vacinação da gripe atingiu 50% de cobertura em Cravinhos
O município de Cravinhos continua a vacinar contra a influenza (gripe). A vacinação que foi iniciada com grupos prioritários, desde o mês de julho foi aberta para que toda a população pudesse se imunizar, entretanto a procura tem sido baixa, sendo que um dos motivos pode ser o intervalo que precisa ser esperado para ser tomada em relação a vacina da Covid-19.
“Realmente é necessário haver o intervalo de no mínimo 15 dias de aplicação de uma vacina para a outra, isso como recomendação do Ministério da Saúde. E podem tomar a vacina crianças a partir dos 6 meses de idade”, comenta a secretária municipal de Saúde de Cravinhos, Roberta Meneghetti.
Segundo o Ministério da Saúde a vacina deverá ser aplicada na população geral acima de seis meses de idade, por ordem de chegada e sem prioridade, até o término dos estoques.
O balanço da campanha de vacinação, até o momento, em Cravinhos, é o seguinte: 2.888 doses para idosos, 953 doses para crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), 265 doses para trabalhadores da saúde, 137 doses para gestantes, 120 doses para professores, 99 doses para puérperas e 4 doses para funcionários do sistema prisional. Um total de 4.466 doses aplicadas até o momento.
“Temos no momento a cobertura de 50,1% da população, por isso mesmo nesse momento queremos vacinar ainda mais pessoas, com isso continuamos com três Unidades Básicas de Saúde funcionando de 2ª a 6ª feira para a realização das vacinas”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cravinhos, Gisleine Bosquim.
Em Cravinhos a vacinação da gripe acontece em três Unidades Básicas de Saúde (UBS “José Stella” – João Berbel; UBS “João Aníbal” – Bela Vista; e UBS “José Ajona Filho” – Trajano Stella). O horário é de 2ª a 6ª feira sempre das 8h às 16h. Quem for tomar a vacina precisa levar a caderneta de vacinação e documento com foto.
Vale lembrar que é obrigatório o uso de máscara para entrar nas Unidades Básicas de Saúde.