Jovens participarão da entrega de dispensa e juramento à Bandeira
O Serviço Militar Obrigatório surgiu no Brasil, quando o sistema administrativo adotado era o das Capitanias Hereditárias e buscava permitir a defesa contra os inimigos estrangeiros e índios rebeldes. Neste momento estabeleceu-se que todo cidadão entre quatorze e sessenta anos, seria obrigado a servir os militares, que na época eram denominados de “Companhias de Ordenanças”. No Império e após a Independência, foi reafirmada a obrigatoriedade do Serviço Militar, na Constituição de 1824.
Todos os anos é realizada o Plano Geral de Convocação, que abrange toda uma classe de brasileiros, sendo que no município de Cravinhos aproximadamente 140 jovens estarão participando de solenidade para o Juramento da Bandeira na quarta-feira (23/10), às 10h, na Quadra de Esportes “Irmãos Ribeiro”.
“Na ocasião iremos entregar os Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) aos jovens da classe de 2001 e anteriores”, explica a secretária da Junta do Serviço Militar de Cravinhos, Márcia Regina Adolpho Agostinete Cury.
Só não jura a bandeira pessoas portadoras de deficiência e com vocações religiosas, fora esses casos todos devem comparecer ao ato cívico.