Cravinhos participa de Campanha de combate ao Sarampo
Publicado em 30-10-2019 10:37:34 | Cravinhos, Vacinação Sarampo, vacinação, Saúde, Unidades Básicas de Saúde, enfermeira, público-alvo,
Cravinhos participa de Campanha de combate ao Sarampo
Os postos de vacinação de todo o país estarão abertos neste sábado (19/10) para o dia “D” de mobilização nacional contra o sarampo. Em Cravinhos são quatro Unidades Básicas de Saúde que atenderão para a vacinação nesse sábado, das 8h às 17h. Nessa primeira etapa podem se vacinar crianças de 6 meses a menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
“O dia de mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação desse grupo prioritário, pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cravinhos, Gisleine Bosquim.
As crianças são mais suscetíveis às complicações da doença, que podem evoluir para óbito. Nos últimos 90 dias, foram confirmados 13 óbitos pela doença no Brasil, sendo sete óbitos (53,8%) em menores de cinco anos de idade, dois (15,4%) na faixa etária de 20 a 39 anos e quatro (30,8%) em adultos maiores de 40 anos.
Ainda de acordo com o último boletim epidemiológico de sarampo, do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, 6.192 casos confirmados de sarampo, o que corresponde a aumento de 15% em relação ao período de monitoramento anterior. Vinte estados estão na lista de transmissão ativa da doença e 96% dos casos confirmados estão concentrados no estado de São Paulo.
“Queremos que todos dentro do público-alvo possa comparecer a uma Unidade de Saúde e se vacine. Até o momento nos procuraram 116 crianças para receber a vacina, mas somente 30 puderam ser vacinados. Precisamos aumentar esse número no Dia D e imunizar quem realmente precisa”, diz a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cravinhos.
Vale salientar que é preciso levar a caderneta de vacinação da criança ou algum documento da criança.