Cemitério Municipal de Cravinhos é denominado “Francisco Rodrigues dos Santos ‘Bomfim’”

Publicado em 22-07-2019 14:24:21 | Cravinhos, Cemitério Municipal, Cultura, Bomfim, denominação, historiadores, homenagem
  • Início/
  • /
  • Cemitério Municipal de Cravinhos é denominado “Francisco Rodrigues dos Santos ‘Bomfim’”

Cemitério Municipal de Cravinhos é denominado “Francisco Rodrigues dos Santos ‘Bomfim’”

O Cemitério Municipal de Cravinhos foi inaugurado em meados de 1880, por iniciativa do Sr. Francisco Rodrigues dos Santos ‘Bomfim’, mas por todo esse tempo esse espaço que conta uma boa parte da história do município ficou sem denominação, por isso mesmo o historiador cravinhense Sebastião Silvestre Morais Filho, durante a sua pesquisa para a publicação do livro “Francisco Rodrigues dos Santos ‘Bomfim’ e seu legado”, em que defende ser Francisco Bomfim o verdadeiro fundador do município de Cravinhos, uma vez que antes de Luiz Pereira Barreto, “Bomfim” já residia em uma vila, solicitou ao prefeito de Cravinhos e Câmara Municipal, que denominasse o nome de Francisco Rodrigues dos Santos ‘Bomfim’ o Cemitério Municipal, assim reconhecendo a prestação de serviços que foi realizada por essa pessoa.

“Essa é uma reparação ao seu legado, uma vez que Francisco Rodrigues dos Santos Bomfim é o real fundador de Cravinhos, já que foi o primeiro a chegar aqui e montar uma vila, e posteriormente fazer a doação para a área da primeira Igreja e o Cemitério Municipal”, diz Sebastião Silvestre.

E entendendo ser um pedido que realmente valoriza o trabalho e legado deixado por “Bomfim”, na manhã de sexta-feira (28/06) aconteceu uma solenidade no Cemitério Municipal para denominá-lo de Francisco Rodrigues dos Santos ‘Bomfim’. O evento contou com a presença de diversas autoridades e familiares do homenageado, além de historiadores da região, que puderam relatar um pouco do que “Bomfim” fez por Cravinhos e região durante sua passagem por aqui.

“A família só tem que agradecer essa homenagem que aqui recebemos, sabemos que o nosso Francisco Bomfim sempre foi um benemérito, que realizou não só esse cemitério, mas muitas outras coisas na região de Ribeirão Preto. Por isso mesmo agradecemos todo o empenho do Executivo, Legislativo e historiadores que agora denominam o Cemitério Municipal com o nome dele”, diz a tataraneta de Francisco ‘Bomfim’, Ludmila Bonfim.

O local agora conta com duas placas em homenagem a Francisco ‘Bomfim’, uma confeccionada pela Prefeitura Municipal e a outra doada pelos familiares do homenageado.

“Estamos aqui para reparar algo que deveríamos ter feito lá atrás, que é nomear o nosso Cemitério Municipal com o nome de ‘Francisco Bomfim’, uma vez que foi ele quem doou essa área e começou a construção desse local. Lógico que não queremos vir morar aqui tão cedo [risos], mas sabemos que será a nossa última casa. E quem entra em nosso Cemitério pode ver a história presente em todos os cantos”, diz o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos.

O historiador ribeirão-pretano, Valter Neves, também esteve presente e fez questão de parabenizar a todos por essa grandiosa homenagem ao Sr. Francisco ‘Bomfim’.

“Tenho que parabenizar o prefeito de Cravinhos por ter entendido a importância de ‘Bomfim’ não só para a cidade, mas também pra nossa região”, comenta o historiador.

E a solenidade contou com a presença do prefeito José Carlos Carrascosa dos Santos; do vice-prefeito, Itamar Bueno; da secretária de Cultura e Turismo, Andréa Gaspar; da secretária da Educação, Margarete Stella Moraes; do secretário de Administração e Finanças, Maurício Cury; do presidente da Câmara de Cravinhos, José Francisco Matasso Ferdinando (Cabelim); do representante da OAB – Cravinhos, Jardiel Passini; da diretora de Cultura e Turismo, Maria Fernanda Molezini; dos historiadores, Valter Neves e Sebastião Silvestre; dos familiares do Sr. Francisco Bomfim (Ludmila Bonfim, Maria Inês Bonfim, Marta Andrade, Anselmo Lopes Rodrigues, entre outros); representante do vereador de Ribeirão Preto, Paulinho Pereira, Alexandre Previr; representante do Conselho Municipal de Cultura, Luís Gustavo Portaluppi. Além dos vereadores Professor Adalberto, Gil Bis, e Luís Siqueira, bem como funcionários do Cemitério Municipal e sociedade em geral.





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.