Escritor cravinhense lança o seu terceiro livro

Publicado em 03-07-2019 14:22:11 | Cravinhos, Cultura, livro, lançamento, história, terceiro, Bomfim, Noite de Autógrafos

Escritor cravinhense lança o seu terceiro livro

Um dia antes de sua noite de autógrafos no Memorial Casa Libaneza – Espaço Cultural de Cravinhos, o escritor Sebastião Silvestre Morais Filho, recebeu da Câmara Municipal o “Título de Cidadão Cravinhense”, por isso mesmo tem a honra de revelar que escolheu a cidade para constituir sua família e fazer parte da história.

“Tenho um grande carinho pela cidade de Cravinhos, e por isso mesmo já estou indo para o terceiro livro, que conta diversas histórias de Cravinhos, bem como ressaltar passagens em que ainda haviam lacunas”, revela Sebastião Silvestre.

E o seu terceiro livro teve a “Noite de Autógrafos” realizada na Casa Libaneza, na quarta-feira (19/06), e contou com um bom público que prestigiou e adquiriu “mais um pedaço da história cravinhense contada pela visão do historiador”.

“Este terceiro livro vem falando sobre os fatores que contribuíram para o surgimento da Vila, depois Distrito e logo em seguida município, baseado em uma ampla pesquisa em Cartórios e junto ao Arquivo Público Histórico Municipal de Ribeirão Preto, e também aos chamados ‘memorialistas’, que eu considero também historiadores, pois a sua contribuição é muito valiosa, pois eles agem com entusiasmo, com muita dedicação”, diz Sebastião.

Nessa mais nova publicação o autor faz um questionamento: ‘Uma pergunta sempre me inquieta. Quem considerar o fundador da cidade de Cravinhos?’

“Este foi o objetivo de minha pesquisa que procurei após análises meticulosas e com o apoio de várias leituras, contextualizar as minhas afirmativas”, comenta o autor.

O novo livro intitulado “Francisco Rodrigues dos Santos ‘Bomfim’ e seu legado” descreve a chegada do colono/colonizador/imigrante português no Brasil desde o século XVI até o final do Século XIX, um breve relato da vida do imigrante português.

Segundo o autor, não se trata de uma biografia, mas uma “reparação” ao seu legado, uma vez que defende ser Francisco Rodrigues dos Santos Bomfim, o real fundador de Cravinhos, já que foi o primeiro a chegar aqui e montar uma vila, e posteriormente fazer a doação para a área da primeira Igreja e o Cemitério Municipal.

O evento de lançamento ainda contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a secretária municipal da Cultura e Turismo, Andréa Gaspar; a diretora municipal de Cultura e Turismo, Maria Fernanda Molezini; e a representante da Secretaria Municipal de Educação, Flávia Lourenço. Além do artista Anderson Marcos de Menezes Sabino, popular Nino, que desenhou a capa do livro; o músico Luís Ricardo Tostes que abrilhantou a noite se apresentando ao piano, bem como familiares e amigos do autor.

O livro também contou com revisão ortográfica da Professora Maria Cecília Rahme Costa e o prefácio foi escrito pelo Prof. Me. Rafael Cardoso de Mello.

O exemplar está sendo vendido a R$ 30, e pode ser adquirido com o próprio autor através do telefone (16) 99229-4279 ou diretamente no Memorial Casa Libaneza – Espaço Cultural de Cravinhos (Rua XV de Novembro, 259 – Centro).

 

Outros livros

O escritor cravinhense, Sebastião Silvestre Morais Filho, lançou o seu primeiro livro em 2014 (“Cravinhos, Resgatando a sua história”, e o segundo foi em 2018 (“Mãos unidas... Corações Partidos).





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.