Assistência Social e CMDCA promovem campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Publicado em 03-06-2019 11:20:26 | Notícias
  • Início/
  • /
  • Assistência Social e CMDCA promovem campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Assistência Social e CMDCA promovem campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Segundo pesquisa realizada pela BBC Brazil em 2016, 13 mil atendimentos em hospitais públicos foram em crianças abusadas sexualmente. Desse número em torno de 57% tinham idade entre 0 e 14 anos.

O Brasil celebrou no dia 18 de maio o “Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Por isso mesmo a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar, se reuniu para realizar diversas manifestações.

“A proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar do combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. É preciso garantir a todos jovens o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, comenta o secretário da Assistência Social de Cravinhos, Márcio Barroso.

E uma das atividades que aconteceu foi a grande mobilização com crianças, adolescentes, adultos e idosos que fizeram uma caminhada na quarta-feira (15/05), alertando a todos sobre o combate ao abuso sexual e a importância da denúncia através do “Disque 100”.

 

Peça Teatral

O ator, diretor e presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Cravinhos, Leandro Maurício, decidiu junto ao secretário da Assistência Social abordar o tema como ação preventiva, buscando um tom leve e artístico, de forma que “falasse” com as crianças de maneira clara e fácil.

Esse ano as escolas municipais, estaduais e ONGs assistem a peça “O diário dela” com os atores Naná Bertchelly e Yan Orteiro. A trama retrata a vida de uma menina, que como todas da sua idade, costumava contar todas suas travessuras em um diário. Um dia ela parou de escrever e o diário resolveu tomar satisfações com a garota.

“De maneira lúdica levamos o assunto para as crianças e os adolescentes. Acreditamos que essa é a melhor forma de informar”, comenta Leandro.

Para o secretário, Márcio Barroso, a campanha surte efeitos positivos “Quando chamamos as pessoas para se engajarem em nessa campanha, dividimos a responsabilidade que é de todos de cuidarmos dos direitos de todas as crianças e adolescentes. Encorajando a denúncia é que vamos inibir e prevenir esse tipo de atitude”, declara.

Vale salientar que a peça teatral teve tanto sucesso que já começou a realizar apresentações em outras cidades de nossa região.





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.