Saúde de Cravinhos já aplicou aproximadamente 6 mil doses da vacina de combate à gripe
Publicado em 03-06-2019 10:45:00 | Vacinação combate a gripe, prevenção, Saúde, Cravinhos, doses, meta, público-alvo
Saúde de Cravinhos já aplicou aproximadamente 6 mil doses da vacina de combate à gripe
A chegada do inverno acende um sinal de alerta para as doenças respiratórias, como a gripe. Pensando nisso, o Ministério da Saúde lançou a 21ª Campanha de Vacinação contra a Gripe no dia 10 de abril.
“O foco da campanha é imunizar os chamados ‘grupos prioritários’, mas as demais pessoas também receberão a dose da vacina, sempre seguindo um cronograma pré-estabelecido pelo Ministério da Saúde”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cravinhos, Gisleine Bosquim.
A vacina protege a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
O público-alvo da campanha é formado por trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); idosos (a partir dos 60 anos); professores; pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa; e funcionários do sistema prisional. Além das gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).
“A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. A escolha dos grupos que receberão a vacina segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe”, revela Bosquim.
No município de Cravinhos já foram aplicadas 5.957 doses de vacina de combate à gripe, até o momento, uma cobertura de 60,66%.
Quem estiver no grupo prioritário deverá se dirigir até uma das Unidades Básicas de Saúde de 2ª a 6ª feira das 7h30 às 16h30, até o dia 31 de maio. É obrigatório levar o cartão do SUS, documento com foto e o cartão de vacinas.