Projeto Fala Mano, Fala Mina tem sua primeira edição
Publicado em 31-05-2019 09:47:38 | Cravinhos, Projeto Fala Mano, Fala Mina, debates, Mesa Redonda, educação, famílias, ideias, Assistên
Projeto Fala Mano, Fala Mina tem sua primeira edição
Nos dias 07, 08 e 09 de Maio, durante a IX Feira do Livro de Cravinhos, o CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal, promoveu o “Projeto Fala Mano, Fala Mina”.
Durante os 3 dias, adolescentes puderam debater e trocar ideias sobre temas importantes para a formação cidadã de todo jovem. Abuso sexual, LGBTFobia, bullyng e feminicídio foram abordados e discutidos de forma consciente, clara e objetiva, despertando o interesse dos adolescentes em levar o Projeto para outros espaços, inclusive para as escolas.
Segundo o presidente do CMDCA, Leandro Mauricio, idealizador do projeto, a adesão dos jovens foi além das expectativas, assim como o engajamento em questões tão atuais.
“A afirmação de que o futuro está nas mãos dessa galera se mostrou tão verdadeira, que nos estimula cada vez mais a apostar que, com informação, direito de fala e escuta, podemos ajudar crianças e adolescentes a encontrar um caminho para um futuro mais digno, justo e solidário”.
Para mediação dos temas, foram convidadas as profissionais de Ribeirão Preto, Carol Motta, cientista social, redatora e fotógrafa, fundadora da Ribeirão Feminista; Maria Eugênia Biffi, advogada especialista em Direitos Humanos, mestre em Políticas Públicas, presidenta da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB 12ª Subseção; e Marina Borges, assistente social, mestra em Serviço Social pela UNESP de Franca, pesquisadora e palestrante das questões de diversidade sexual e de gênero, famílias e educação. Além delas, profissionais técnicas do CREAS e CRAS de Cravinhos, contribuíram para a fomentação dos temas.
“É lindo ver o governo municipal, executivo e servidores, atuando junto com a rede pública de ensino e construindo essa potência absurda. Um exemplo para todas as outras cidades. Saímos todas com o coração super quentinho”, afirma Carol Motta, uma das mediadoras.
Durante o evento, os participantes também receberam kits de beleza oferecidos, gentilmente pela Dalie Coiffer.