Projeto cultural quer mostrar a história de Cravinhos através de documentário
Publicado em 21-05-2019 14:58:10 | Cravinhos, Cultura, Tarde da Saudade, Casa Libaneza, encontro, reuniãoProjeto cultural quer mostrar a história de Cravinhos através de documentário
No ano de 2019 o município de Cravinhos celebrou os seus 143 anos de fundação, e por aí muitas histórias e memórias foram construídas desde o desembarque dos italianos na cidade, bem como da chegada de Pereira Barreto, que aqui enraizou e fundou o município que hoje é uma das estrelas da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
E para que essas histórias, memórias, lendas, crenças, entre outros possam ser resgatados e se eternizem de geração para geração, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio da Prefeitura Municipal, está realizando o projeto “Resgate das memórias”, que tem como objetivo que os próprios moradores da cidade possam abrir “seus baús” e mostrar fotos, documentos, objetos e histórias que fazem parte do município de Cravinhos.
“Sabemos que muitas pessoas tem objetos e outras coisas guardadas em seus baús, mas as vezes não querem passar para as outras pessoas com medo de perderem. Por isso queremos ter esse material, nem que façamos somente cópias, para que dessa maneira possamos resgatar a história de Cravinhos, e não a deixemos solta em cada uma das famílias”, revela a secretária da Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.
Depois do material em mãos, serão feitas entrevistas com as pessoas que se habilitarem em contar a história de Cravinhos, para que possa ser elaborado um documentário, que deverá ser lançado em março de 2020.
E a primeira reunião para o resgate dessas memórias aconteceu na sexta-feira (26/04), em um evento chamado “Tarde da Saudade”, que reuniu a sociedade cravinhense no Memorial Casa Libaneza – Espaço Cultural de Cravinhos. E durante mais de duas horas foram recordados diversos fatos acontecidos no município cravinhense durante os anos.
“Isso foi só o primeiro passo para que mais pessoas possam chegar até a Casa Libaneza com suas histórias, ou que possam nos chamar com a nossa equipe para ir até suas casas ouvirem suas histórias”, diz a diretora da Cultura de Cravinhos, Maria Fernanda Molezini.
Todos que compareceram ao Memorial Casa Libaneza levaram muitas fotos, relembraram histórias e recordaram o passado. E se você também tem o que contar sobre Cravinhos pode entrar em contato diretamente com a Secretaria Municipal de Cultural e Turismo no telefone (16) 3951-1614 ou diretamente na Rua XV de Novembro, 259 – Centro.