Parceria possibilita emissão de 1210 Carteiras de Identidade para cravinhenses

Publicado em 25-01-2019 23:38:53 | RG, Cravinhos, emissão, Poupatempo, Fundo Social de Solidariedade, parceria, documento
  • Início/
  • /
  • Parceria possibilita emissão de 1210 Carteiras de Identidade para cravinhenses

Parceria possibilita emissão de 1210 Carteiras de Identidade para cravinhenses

Todo cidadão tem direito a documentação, uma vez que são essenciais para sua identificação, seja na hora da procura de um emprego, de prestar um concurso público ou até mesmo para realizar algum tipo de registro em Cartório. Por isso mesmo a administração municipal de Cravinhos, através do Fundo Social de Solidariedade, está realizando desde 2012, o agendamento no Poupatempo de Ribeirão Preto, para que quem necessite possa fazer o seu RG (Carteira de Identidade).

“O RG é um dos principais documentos que devemos possuir, entretanto existem pessoas que nunca nem o tirou, por isso mesmo temos feito esse trabalho para identificar as pessoas e agendar para que possam fazer o documento no Poupatempo. Mas claro que existem os casos daquelas pessoas que perderam o RG e precisam da segunda via, e assim também viabilizamos para que possam fazer”, comenta a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cravinhos, Andréa Gaspar.

Segundo a nova legislação o RG tem a validade de 10 anos, sendo assim em ocasiões simples como abrir conta no banco, viajar, dar entrada na aposentadoria ou prestar concursos públicos, a orientação ao usuário é a mesma: RG antigo precisa ser renovado.

E para que a emissão do documento seja feita de forma rápida, a Prefeitura Municipal de Cravinhos disponibiliza toda 6ª feira um ônibus, para que possam ser levadas as pessoas até o Poupatempo e assim seja realizada a emissão do documento.

“No ano de 2012 muitas pessoas chegavam até o Fundo Social e manifestavam a vontade de requerer um RG ou a 2ª via do mesmo, foi quando surgiu a ideia, e, através do apoio da Prefeitura Municipal, desde então, levamos um grupo de pessoas, todas as sextas-feiras, para a emissão do RG”, explica a funcionária do Fundo Social de Cravinhos, Alessandra Caldas de Azevedo.

Em 2018 foram emitidos somente por esse projeto do Fundo Social de Solidariedade de Cravinhos o número de 1210 RGs. Para conseguir ir até o Poupatempo para emissão de documentos os interessados devem procurar o Fundo Social e apresentar os documentos: certidão de nascimento ou casamento, RG antigo (caso o possua) e o número do CPF. Deve ser ressaltado que este serviço é oferecido à toda a população, onde é determinado pelo Poupatempo as pessoas que devem pagar a taxa de R$ 38,00. Já pessoas que estão desempregadas há algum tempo são isentos da taxa.

“As pessoas que não tem CPF, normalmente crianças, oriento que devem se dirigir até a agência dos Correios para a emissão e o custo é de R$ 7. Quando pedem para emitir o CPF, o comprovante é válido para que possa ser feito o RG. Deve ser agendado para ir com o ônibus da Prefeitura, em que pode ser feito até na quarta-feira de cada semana”, explica Alessandra.

O Fundo Social de Cravinhos fica localizado na Rua Manoel Amaro, 154, atrás do terminal rodoviário. O atendimento é de segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 17h. O telefone para mais informações é o (16) 3951-4650.





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.