Funcionários municipais da Educação recebem treinamento de primeiros socorros

Publicado em 21-07-2018 02:12:34 | Cravinhos, Educação, Treinamento de Primeiros Socorros, funcionários da Educação, Lei Lucas
  • Início/
  • /
  • Funcionários municipais da Educação recebem treinamento de primeiros socorros

Funcionários municipais da Educação recebem treinamento de primeiros socorros

O município de Cravinhos tem realizado diversos investimentos na área da Educação, assim trabalhando constantemente para a melhoria do Ensino, e mais um passo que foi dado é a capacitação de funcionários de creches e escolas municipais em primeiros socorros, assim possibilitando que se possa dar um atendimento em caso de algum incidente com alunos dentro do ambiente escolar.

“Já tínhamos como objetivo esse treinamento, e após conhecer um pouco mais sobre a Lei Lucas e a batalha da Alessandra Zamora, e também ocorrer o pedido do vereador Irmão Carlos fui buscar junto a Secretaria Municipal da Saúde uma maneira para podermos realizar essa capacitação aos nossos funcionários”, comenta a secretária da Educação de Cravinhos, Margarete Stella Moraes.

E o treinamento aconteceu na segunda-feira (16/07), na escola municipal “Moacyr Martins dos Santos”, em que os técnicos de enfermagem do SAMU puderam ensinar como agir em diversas situações no ambiente escolar, bem como no dia-a-dia. Mas antes do treinamento a mãe do Lucas, Alessandra Begalli Zamora, fez uma pequena palestra e contou porque começou a defender a causa de treinar todos que lidam com crianças para os primeiros socorros.

“O Lucas era meu filho e tinha 10 anos, quando morreu asfixiado, comendo um cachorro quente, durante um passeio escolar em setembro do ano passado. Isso porque existiam seis adultos junto com ele, mas nenhum sabia primeiros socorros e o Lucas ficou esperando o atendimento médico por oito minutos, quando chegou ao hospital já estava com morte cerebral”, explica Alessandra Zamora.

Ainda segundo Zamora, se alguma das pessoas ali soubesse primeiros socorros hoje o Lucas estaria vivo e brincando com os amigos, mas a falta de conhecimento fez com que ele perdesse a vida.

Depois da morte do menino Lucas muitos outros casos começaram a surgir, até que um menino faleceu em Araraquara, dentro de uma creche engasgado com morango. Foi nesse momento que a mãe e a tia de Lucas criaram a Página no Facebook “Vai Lucas”, e incentivaram Alessandra a ser uma defensora da causa.

“Quando o Lucas morreu, também morreu uma parte minha e eu não queria mais nada, mas com a criação da página muitas mães começaram a me pedir conselhos e relatar outros casos, com isso abracei a causa e estamos por todo o Brasil propagando a ‘lei Lucas’, que queremos que seja Federal”, revela Zamora.

Para o treinamento os funcionários municipais da Educação foram divididos em pequenos grupos, nos períodos da manhã e tarde, e tiveram a capacitação na parte teórica e prática, assim elucidando diversas dúvidas pela equipe do SAMU.

 

Vereador é autor de Minuta do Projeto

O treinamento de primeiros socorros na área da Educação vem atender a um pedido do vereador Carlos Eduardo Espósito – Irmão Carlos, o qual solicitou que todos os profissionais dessa área fossem capacitados, assim evidenciando a Lei Lucas.

“Essa solicitação se deu devido aos constantes casos envolvendo crianças em que o atendimento prévio poderia ter sido a diferença para a manutenção da vida do aluno. O fato ocorrido na cidade de Limeira, com o pequeno Lucas, de 10 anos, que se engasgou ao comer um cachorro quente e acabou falecendo, isso devido a possível falta de preparo técnico em primeiros socorros evidencia a necessidade de ser feito algo”, diz o vereador e vice-presidente da Câmara de Cravinhos, Irmão Carlos.

Para que a Lei Lucas seja formalizada na cidade de Cravinhos, bem como passe a ser exigência obrigatória foi realizada uma Minuta de Projeto de Lei, pelo vereador Irmão Carlos.

“A referida Minuta foi encaminhada ao prefeito José Carlos Carrascosa dos Santos e este de imediato e em total apoio a esta nobre causa em defesa da vida e bem estar da população solicitou que a secretária da Educação, Margarete Stella, tomasse as devidas providências”, diz Irmão Carlos.

O treinamento inicialmente foi somente para os funcionários de creches e escolas municipais, mas posteriormente será também oferecido aos professores.





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.