Projeto ‘Novos Foliões’ é realidade em Cravinhos
Publicado em 16-04-2020 13:26:31 | Cravinhos, Companhia de Reis, Novos Foliões, Mirim, Cultura, tradição, apoio, crianças
Projeto ‘Novos Foliões’ é realidade em Cravinhos
O município de Cravinhos há muito tempo vem guardando a tradição das Companhias de Reis, e há 16 anos realiza, anualmente, o Encontro das Folias de Reis, evento que se transformou em uma tradição do interior paulista.
Apesar da Folia de Reis ser um patrimônio cultural e que chegou ao Brasil no século XIX, já passou por muitas modificações e enfrenta um grande problema que é de renovação, de jovens se interessarem por essa tradição e fazerem com que prossigam nos dias atuais.
“A maioria das pessoas que fazem parte das Companhias de Reis já são idosos, que continuam a manter a tradição, entretanto é preciso pensar no futuro, por isso mesmo a importância da criação de Companhias Mirins e o estímulo de crianças e jovens para fazer parte e continuar a tradição”, comenta Luverci Ribeiro.
Com o objetivo dessa renovação uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Paróquia Santa Luzia e Comunidade Santos Reis possibilitou a criação da “Cia. de Reis Mirim Novos Foliões”, que se apresentou pela primeira vez no Natal do ano passado, e tem se preparado para novas apresentações nesse ano de 2020.
“A Companhia encanta a todos com as cantorias em versos, com instrumentação e evangelização. O projeto visa trazer conhecimento para as crianças sobre as Folias de Reis, e que assim possam dar continuidade a tradição de nossa cidade, tanto regionalmente”, comenta Luverci.
Essa parceria possibilita com que possamos sempre ter uma Companhia de Reis em nossa cidade.
“Muitas das crianças que fazem parte dessa Cia. Mirim são netos ou netas dos integrantes da Companhia de Reis adulta. Isso com certeza incentiva e passa a tradição cultural de geração para geração”, ressalta a secretária de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.
A organização da Companhia de Reis Mirim “Novos Foliões” está a cargo do padre José Humberto Motta e dos integrantes da Comunidade Santos Reis de Cravinhos, Luverci Ribeiro (Vê), Tadeu Alves, José Ricardo Moreira (Prego), Paulo Roberto (Pé), Francisco Evangelista e Jonathan. Além de ter o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e dos pais de todas as crianças participantes.