Campanha ‘Dezembro Vermelho’ realiza testes rápidos no combate a Aids
Publicado em 28-12-2018 13:42:40 | Dezembro Vermelho, Cravinhos, Saúde, campanha, prevenção, Aids, Teste Rápido
Campanha ‘Dezembro Vermelho’ realiza testes rápidos no combate a Aids
A Campanha Fique Sabendo, em Cravinhos, ocorreu entre os dias 03 e 07 de dezembro, sendo que foram realizados um total de 321 testes. A média foi de 64 exames por dia. As pessoas identificadas como soro reagentes foram encaminhadas para serviços especializados de saúde para acompanhamento.
O cuidado com a prevenção, o uso de preservativo em todas as relações sexuais e a realização de testes periódicos ajudam na luta contra a Aids e outras doenças transmissíveis, e que podem ser controladas com medicamentos.
“Buscamos principalmente as pessoas mais expostas ao HIV, em especial as que não fazem uso do preservativo durante as relações sexuais. No caso da sífilis, o objetivo é ampliar o acesso da população ao teste e à informação sobre transmissão, prevenção e tratamento desta doença considerada silenciosa”, comenta a enfermeira da Saúde de Cravinhos, Solange Bertelli.
Esta campanha é uma importante estratégia no enfrentamento do diagnóstico tardio. No Estado de São Paulo, de cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de saúde, 42 chegam com a saúde e a imunidade já comprometidos.
“A descoberta precoce da infecção pelo HIV, juntamente com a adesão ao tratamento, é a melhor estratégia para melhorar a qualidade de vida e diminuir os índices de mortalidade”, justifica a enfermeira.
Para aquelas pessoas que não fizeram o teste durante a campanha, podem procurar o Ambulatório de Infectologia, que foi inaugurado há menos de um mês em Cravinhos, e fica localizado na Rua Corifeu de Azevedo Marques, 200 (ao lado do Centro de Especialidades). Uma equipe especializada formada por uma médica e três enfermeiras estarão à disposição da população de 2ª a 6ª feira das 8h às 11h e das 13h às 17h. Todo o atendimento é realizado de forma gratuita aos pacientes que necessitarem.
Todos os dados (ficha de entrevista e resultado do teste) relacionados a campanha são de absoluto sigilo.