Saúde de Cravinhos conclui a primeira etapa de vacinação de sarampo
Publicado em 20-04-2020 15:22:16 | Cravinhos, Saúde, Vacinação Sarampo, campanha, primeira etapa, Unidade de Saúde, conclusão, balanço
Saúde de Cravinhos conclui a primeira etapa de vacinação de sarampo
O Ministério da Saúde realizou até meados de março a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. O público-alvo foram jovens entre 5 a 19 anos, faixa etária que tem acumulado um grande número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico.
“É uma faixa etária que deve ter uma atenção especial durante a campanha de vacinação, por isso mesmo até o dia 13 de março fizemos um trabalho para que todos pudessem comparecer a uma Unidade de Saúde, e assim fossem imunizados com a vacinação tríplice viral (sarampo/caxumba/rubéola)”, revela a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cravinhos, Gisleine Bosquim.
Após mais de um mês de campanha, em Cravinhos procuraram as salas de vacinas 1.234 pessoas, sendo que dessas somente 43 precisaram receber a vacina.
“A responsabilidade da vacinação deve ser compartilhada entre o governo, os profissionais de saúde e toda a população. Todos devemos trabalhar para que o Brasil se livre do sarampo, e a única maneira de nos proteger é manter as vacinas em dia. O que presenciamos em nossa cidade é que o trabalho tem sido bem feito, porque mais de mil pessoas procuraram para tomar a vacina, mas somente 43 estavam com a carteira de vacinação precisando ser regularizada”, afirma Gisleine Bosquim.
Com o conceito “Mais proteção para a sua família”, a campanha visou sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, reforçando que o sarampo é uma doença grave e que pode matar.