Cravinhos realiza o 6º Fórum Municipal da Educação

Publicado em 17-12-2019 17:02:32 | Cravinhos, Centro de Lazer, abertura, Fórum da Educação, homenagem, professores, Educação

Cravinhos realiza o 6º Fórum Municipal da Educação

Na sexta-feira (22/11) aconteceu no Centro de Lazer da EMEB. “Antônio Joaquim da Silva”, o VI Fórum Municipal da Educação, que reuniu autoridades municipais e todos os docentes da rede municipal de ensino. As palestras focaram no desenvolvimento de atividades dentro das salas de aulas, como estimular os estudantes para o real aprendizado e como a tecnologia pode auxiliar na qualidade de ensino.

“Estamos sempre focados para a capacitação de nossos professores, para que eles também sejam ouvidos, e em conjunto possamos a cada dia valorizar e melhorar a qualidade de ensino em nossa cidade. Em breve também haverá uma reunião para o debate sobre o calendário escolar de 2020 e sua unificação, e queremos tomar a melhor decisão em parceria com toda a nossa equipe de Educação”, diz a secretária de Educação de Cravinhos, Margarete Stella Moraes.

O evento teve a sua abertura com a palestra do historiador cravinhense, Sebastião Silvestre, que explanou um pouco sobre seus três livros lançados sobre histórias de Cravinhos, e também explicou porque contesta a fundação de Cravinhos por Luís Pereira Barreto, mas sim pela família ‘Bomfim’.

Em seguida a palestra teve muita interação com o Mestre em Ciência pela USP, Ton Ferreira, que representando a empresa “Faz Educação”, abordou diversos temas, inclusive como simples objetos podem ser associados a tecnologia, e assim possibilita que os professores desenvolvam diversas atividades em sala de aula.

“Quero agradecer a acolhida de todos de Cravinhos e ressaltar que a valorização do professor precisa acontecer em qualquer momento da vida. Foi um dia de evento com muito aprendizado, atualizações e trocas de experiências para profissionais da área educacional”, diz o palestrante Ton Ferreira.

O evento ainda contou com a palestra do professor Dr. José Meciano Filho, mais conhecido como Nino Paixão. E ele proporcionou uma palestra com muita diversão a cada um dos professores que ali estavam. Demostrou que é possível proporcionar aulas de qualidade com recursos encontrados dentro da sala de aula.

“Sabemos como são os alunos precisam ter a atenção chamada por alguma coisa para que assim se concentrem na sala de aula e aprendam. Por isso é importante saber com que os professores montem os grupos certos para as atividade, e saibam abordar a todos com suas matérias”, revela o professor Nino Paixão.

E o Fórum Municipal da Educação se encerrou com a palestrante Vanessa Leite, a qual realizou diversas dinâmicas com os professores, e mostrou que a tecnologia também é muito útil dentro da sala de aula.

E todos os presentes ainda contaram com um delicioso almoço feito pelas merendeiras municipais, bem como a apresentação do Sexteto Brass Band e os estudantes do projeto de Iniciação Musical. Além da acolhida de todos os presentes terem sido feita pelas brinquedistas da Brinquedoteca Municipal “Zé Cabeleira”.

Vale salientar que durante o evento diversas autoridades municipais se fizeram presentes, entre elas: o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos; o vice-prefeito, Itamar Bueno; a secretária da Educação, Margarete Stella; a secretária da Cultura e Turismo, Andréa Gaspar; o presidente da Câmara, José Francisco Matasso Ferdinando (Cabelim); a diretora da Cultura de Cravinhos, Maria Fernanda Molezini; representante das escolas estaduais, Ione Ramos; representante das escolas particulares, Ivanilde Campioni; diretora da APAE, Silvia Damião Gomes; superintendente do SAAE, Antonio Marques; representante do Conselho Tutelar, Benedito Costes; e os vereadores Gil Bis, Irmão Carlos e Luís Siqueira. Além das diretoras, coordenadoras e professoras das escolas e creches municipais.

Vale salientar que através da empresa “Faz Educação” foi possível realizar o sorteio de diversos brindes entre os participantes.

 

Homenagem aos professores

Durante o evento os alunos integrantes do “Projeto Cantar”, promovido em parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Coral Minaz, realizaram a execução do “Hino ao professor”, que teve composição do saudoso maestro Irineu Santacatharina, que foi representado pelo seu filho.

“Quero agradecer ao prefeito José Carlos, a secretária da Cultura, Andréa e todos envolvidos que contribuíram para que essa composição, que estava guardada em casa pudesse ser musicalizada e se tornasse oficialmente o Hino do Professor em nossa cidade”, comenta Irineu Santacatharina Filho.

As escolas municipais e professores receberam o “Hino do Professor” gravado em CD para que pudessem guardar de recordação.





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.