Campanha de vacinação contra a gripe entra em sua reta final
Publicado em 06-07-2020 14:41:54 | Cravinhos, vacinação, grupos prioritários, fim da campanha, reta final, Saúde
Campanha de vacinação contra a gripe entra em sua reta final
Acontece em todo o território nacional a 22ª edição da campanha de vacinação contra a gripe, mas nesse ano aconteceu de forma atípica e em meio a Pandemia Mundial de Coronavírus. Mesmo a vacina não prevenindo contra o COVID-19, a procura pelos Postos de Saúde foi bem grande, em especial pelos idosos (60 anos ou mais) e profissionais da Saúde. E quem ainda não se vacinou contra a gripe agora ganhou um prazo a mais, uma vez que o Ministério da Saúde prorrogou a campanha até o dia 30 de junho.
“O Ministério da Saúde determina que tenhamos a cobertura de 90% em cada público-alvo, por isso quem também não se vacinou nas outras etapas poderá procurar uma de nossas Unidades de Saúde para regularizar a vacinação”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cravinhos, Gisleine Bosquim.
Podem se vacinar até o final desse mês os grupos prioritários: Idosos com mais de 60 anos; trabalhadores da área de saúde; pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); professores; indivíduos entre 55 e 59 anos; povos indígenas; portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; profissionais de forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros, por exemplo); caminhoneiros; profissionais de transporte coletivo; funcionários do Cemitério; e portuários.
Quem se enquadra nos grupos prioritários da campanha de combate ao influenza, em Cravinhos, pode procurar uma das 4 Unidades de Saúde, de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 16h, para ser vacinado. Todos devem levar a carteirinha de vacinação ou documento com foto.
(FAZER BOX)
Quadro de cobertura vacinal da campanha da gripe em Cravinhos
Trabalhador da Saúde – 150,27%
Idosos – 121,08%
Puérperas – 52,94%
Gestantes – 47,44%
Crianças – 44,59%
Adultos 55 a 59 anos – 18,53%
Cobertura Geral – 80,74%