Escola municipal participa do programa educacional “Agronegócio na Escola”
Publicado em 10-12-2019 15:25:22 | Cravinhos, capacitação, professores, ABAG, Projeto, estudantes, agronegócio, palestras, visitas, pre
Escola municipal participa do programa educacional “Agronegócio na Escola”
A educação foi um dos caminhos escolhidos pela ABAG/RP para valorizar o agronegócio. O Programa Educacional “Agronegócio na Escola” vem sendo desenvolvido desde 2001 na região de Ribeirão Preto. Inicialmente a parceria foi com a Secretaria Estadual de Educação, e desde 2008 passou a ser com os municípios, por meio de suas Secretarias ou Diretorias de Ensino, além de ETECs e FATECs.
O Programa conta com capacitação dos professores e coordenadores por meio de palestras e visitas a empresas agroindustriais da região. Somente após essa fase é que os professores desenvolvem o tema de forma interdisciplinar com seus alunos, ao longo do ano letivo. E foi isso que aconteceu na escola municipal de Cravinhos “Moacyr Martins dos Santos” durante o ano de 2019.
“Com metodologia própria, é priorizada a capacitação dos professores, por meio de palestras e visitas em agroindústrias, fazendas, cooperativas, instituições de ensino e pesquisa. Não é por acaso que a marca do Agronegócio na Escola é um ônibus em movimento”, explica a assessoria de imprensa da instituição.
Os alunos também têm a oportunidade de ver de perto o agronegócio: roteiros especiais de visitas são oferecidos as escolas. As atividades práticas possibilitam um melhor entendimento sobre o setor, e o que ele representa para a região e para o país: econômica, social e ambientalmente.
“Os nossos alunos adoraram participar do projeto, e ainda puderam participar de concursos de redações, frases, desenhos e a Feira de Conhecimento, no qual realizam experiências relacionadas ao tema”, revela a diretora da EMEB. “Moacyr Martins dos Santos, Luciana Lucca.
A ABAG/RP realizou na terça-feira (12/11) o tradicional encontro que marca o encerramento das atividades do seu Programa Educacional. Durante toda a tarde estudantes e educadores mostraram um pouco do trabalho que foi desenvolvido nas escolas em 2019.