Campanha de vacinação contra a gripe continua com grande adesão

Publicado em 13-05-2020 16:27:37 | Cravinhos, Ministério da Saúde, vacinação, influenza, prevenção, idosos, profissionais de saúde, doe
  • Início/
  • /
  • Campanha de vacinação contra a gripe continua com grande adesão

Campanha de vacinação contra a gripe continua com grande adesão

O Ministério da Saúde antecipou o calendário de vacinação ao combate da Gripe Influenza, o que teria início somente em maio, iniciou-se no dia 23 de março com a vacinação de idosos (de 60 anos ou mais) e profissionais da Saúde. Essa é a 22ª edição da campanha nacional de vacinação contra a gripe, mas nesse ano aconteceu de forma atípica e em meio a Pandemia Mundial de Coronavírus.

“O Ministério da Saúde decidiu por antecipar a vacinação nesse ano devido ao Coronavírus, com isso os municípios tiveram que se adaptar também, para evitar aglomerações nas Unidades de Saúde e transformar o serviço ainda mais confortável, através do Drive-Thru da Vacinação”, comenta a secretária de Saúde de Cravinhos, Roberta Ap. Meneghetti.

Embora a vacina não proteja contra o Coronavírus, a antecipação teve como objetivo a proteção dos grupos prioritários contra a gripe, e assim minimizando o impacto sobre os serviços de saúde, uma vez que os sintomas da influenza são semelhantes ao do COVID-19.

“A vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1)pdm09, A (H3N2) e influenza B. Essa antecipação na vacinação visa reduzir a carga de circulação da influenza na população, bem como suas complicações e óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cravinhos, Gisleine Bosquim.

A primeira fase de vacinação aconteceu de 23 de março a 15 de abril, tendo como grupos prioritários idosos (com 60 anos ou mais) e profissionais da Saúde. Em Cravinhos foram vacinadas em torno de 4.600 pessoas.

A segunda fase teve início no dia 16 de abril e vai até 08 de maio, tendo como grupos prioritários (profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motorista e cobrador); portuários; e povos indígenas).

“Nessa segunda fase, que vai até o dia 08 de maio, já foram vacinados 1.700 pessoas dos grupos prioritários. Acreditamos que também atingiremos a meta em todas as etapas de vacinação. A procura e adesão nesse ano, principalmente, por causa do Coronavírus tem sido bem mais elevada do que anos anteriores”, diz Gisleine Bosquim.

E quem está no grupo prioritário dessa segunda etapa e ainda não se vacinou pode procurara uma das 4 Unidades de Saúde de Cravinhos, das 7h30 às 16h, para tomar a dose de combate a influenza. Todos devem levar a carteirinha de vacinação ou documento com foto.

 

Terceira Fase e Dia D

O Ministério da Saúde marcou, inicialmente o Dia D da Vacinação para 09 de maio, sendo que é o momento que também terá início a terceira etapa de vacinação, a qual foi dividida em dois grupos. Dos dias 09 a 17 de maio serão vacinados: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; pessoas com deficiência; gestantes; e puérperas até 45 dias. Já de 18 de maio a 06 de junho vacinam-se adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.