Cravinhos recebe Circuito Sesc de Artes e propaga o conhecimento

Publicado em 08-05-2017 23:03:12 | Circuito Sesc de Artes, Cravinhos, São Paulo, primeira vez, música, circo, teatro, literatura

Cravinhos recebe Circuito Sesc de Artes e propaga o conhecimento

Música, teatro, dança, efeitos especiais, circo, literatura e cinema rechearam o Circuito Sesc de Artes, que no sábado (29/04) teve a sua parada na cidade de Cravinhos, e contou com um grande público no parque ecológico “Dr. Renato e Armando Pagano”. O evento acontece simultaneamente em 118 cidades do Estado de São Paulo, e tem o objetivo de oferecer ao público a oportunidade de fazer um mergulho nas artes nas praças, ruas e espaços públicos. No Estado, estão envolvidos no Circuito um total de 80 trabalhos artísticos com 529 artistas em 882 apresentações.

“Com certeza nos surpreendeu o público na cidade de Cravinhos. E foi bem além de nossa expectativa. Acredito que por ter sido a primeira vez, a população realmente abraçou o Circuito Sesc de Artes”, comenta o diretor-adjunto do Sesc de Ribeirão Preto, Thomas Castro.

A administração municipal de Cravinhos, através da Secretaria da Cultura, colocou à disposição da população diversos ônibus que tinham como destino o local do evento, o qual teve início às 16h e se encerrou por volta das 21h30. Foram realizadas diversas apresentações simultâneas e que atraíram desde crianças até os idosos.

“Quando fiquei sabendo do Circuito fiquei muito contente por nossa cidade estar recebendo, porque já tinha ido em outros municípios e sempre achei muito interessante. Acredito que esse tipo de evento proporciona muito aprendizado, principalmente, para os mais jovens”, revela o morador de Cravinhos, Elias Lucrécio.

O evento começou com a apresentação das Artes Visuais, as quais tinham “Efeitos especiais em cinema”, “Curta(s) Chaplin” e o projeto “Palavra + Imagem”, em que todos puderam se divertir muito, inclusive participando de um filme em realidade virtual, em que a pessoa fazia parte do roteiro.

“Realmente esse Circuito Sesc de Artes é sensacional, e até eu acabei de envolvendo e participando desse vídeo de realidade virtual, além da gente se sentir dentro do filme podemos fazer muitos exercícios”, comenta, sorridente, a diretora de Cultura de Cravinhos, Maria Fernanda Molezini.

E ainda teve a apresentação teatral com a peça “Brasil pequeno itinerante” e a Literatura ficou a cargo de “As Contadeiras” e a trupe “Moscas Inconclusas”, que durante o evento desenvolveram diversos desenhos em guardanapos e colocaram em exposição para que os visitantes pudessem pegá-los e leva-los como recordação. E claro que não faltou a música eletrônica com o grupo “Jazz ao Pôr do Sol e o grande DJ Tahira”.

“Com simples objetos é possível realizar grandes intervenções culturais e isso foi visto durante o Circuito Sesc de Artes em nossa cidade. Fiquei encantada com todas as apresentações, e inclusive com o trabalho minucioso e criativo dos artistas que realizam desenhos em guardanapos, os quais em suas mães se transforma em obras-primas”, diz a secretária da Cultura de Cravinhos, André Gaspar Carrascosa.

E já no anoitecer aconteceu as duas apresentações mais esperadas por todos que estavam presentes no parque ecológico de Cravinhos, primeiramente a dança com o renomado grupo FunkSoulGroove, o qual já participou de diversos programas de televisão, e inclusive de concursos internacionais. E claro que nem a noite fria atrapalhou a apresentação do grupo, porque eles fizeram questão que todos participassem, e o público aprendeu os tradicionais “passinhos” das décadas de 70 e 80.

“Foi incrível. Mais uma vez agradeço a Secretaria Municipal da Cultura pelo projeto, que esse seja só o início de muitos que estão por vir, e fico mais feliz ainda, de ver o parque ecológico sendo utilizado para mostrar um pouco da nossa cultura”, revela a jovem moradora de Cravinhos, Karen Oliveira.

E para encerrar a apresentação o espetáculo circense “Cabaret Volant”, que tem como destaque as acrobacias aéreas, que homenageiam os cabarés franceses da 'Belle Époque'. Mas sem deixar a parte cômica de lado, o que fez com que o público caísse na gargalhada e se encantasse com um espetáculo de grande estrutura.

Vale salientar que durante o evento se fizeram presentes diversas autoridades municipais, entre elas: o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos; a secretária da Cultura, Andréa Gaspar Carrascosa; a secretária da Educação, Margarete Stella Moraes; o secretário de Esportes, Antônio Galatti; o secretário de Obras, José Augusto Catapani e a diretora da Cultura, Maria Fernanda Molezini. Além do vereador Carlos Eduardo Espósito (Irmão Carlos).





Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.