Cravinhos já vacinou 1.204 pessoas contra o sarampo
Publicado em 18-12-2020 10:40:53 | Cravinhos, Saúde, Vacinação, sarampo, prevenção, doses, 4a etapa
Cravinhos já vacinou 1.204 pessoas contra o sarampo
O Ministério da Saúde tem realizado uma campanha intensiva contra o sarampo, isso visando interromper e eliminar a circulação do vírus no Brasil. As duas primeiras etapas ocorreram em 2019, com a realização de ações nacionais, em outubro, para crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. E, a segunda etapa, foi realizada em novembro para a população de 20 a 29 anos. A terceira etapa, que ocorreu entre 10 de fevereiro a 13 de março deste ano, teve como público-alvo a população de 5 a 19 anos.
E agora acontece a 4ª etapa de vacinação da campanha, que tem como público-alvo a faixa etária de 20 a 49 anos, que totaliza mais de 90 milhões de pessoas em todo o Brasil.
“A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, disponível durante todo o ano na rotina de vacinação dos serviços de saúde. A campanha da quarta etapa iria até o dia 31 de agosto, mas o Ministério da Saúde achou por bem prorrogar até o último dia de Novembro”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Gisleine Bosquim.
O sarampo é uma doença grave e de alta transmissão. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.
No município de Cravinhos, desde a primeira etapa, já foram vacinadas 1,204 pessoas na campanha de combate ao sarampo.
Quem estiver na faixa etária de 20 a 49 anos e ainda não tomou a vacina pode se dirigir até uma das quatro Unidades de Saúde até na segunda-feira (30/11), das 7h30 às 16h. Se faz necessário levar a carteirinha de vacinação ou um documento com foto.