Tamanho da Fonte: Diminuir a fonte Aumentar a fonte
Contraste: Alterar o contraste
Filtre por seção
 
  • Prefeitura
  • Cidadão
  • Empresa
  • Cidade
  • Transparência
  • Notícias

Secretaria Municipal de Necessidades Especiais promove evento histórico

Pela primeira vez na história da cidade de Cravinhos comemorou-se amplamente o “Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência”, o qual foi celebrado na segunda-feira (21/09). A data foi instituída pelo movimento social, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 pela proximidade com a Primavera e o Dia da Árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência.

“Estes avanços foram frutos de muita luta e enfrentamentos e muita vontade de transformar. Muito há que se fazer, para que estas leis saiam do papel, trazendo igualdade para todos os cidadãos”, revela Wagner Perez.

O evento pôde contar com a participação dos alunos das APAEs de Cravinhos, Batatais e Ribeirão Preto que demonstraram o grande talento em diversas apresentações e atividades.

“Nesse ano foi somente o pontapé inicial, porque no próximo ano queremos celebrar essa data durante o dia todo, como palestras, jogos, apresentações artísticas e workshops. E já vamos iniciar os preparativos a partir do próximo mês”, diz Wagner Perez.

O atual secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, também se utiliza de uma cadeira de rodas, devido a um acidente automobilístico que sofreu há 27 anos, mas mesmo assim não deixa de ter uma vida normal, inclusive com a formação de uma família e muitos projetos em mente.

“Ser diferente não nos deixa incapaz. Devido a um acidente há 27 anos hoje estou em uma cadeira de rodas, mas meus objetivos de vida não mudaram e acredito que todas as pessoas possuem suas dificuldades, independente de terem deficiências ou não, e devem buscar superar suas dificuldades pessoais e não atribui-las à sua deficiência ou não”, emociona-se Perez.

Ainda segundo o secretário, a sensação de ter visto todo o evento ser realizado é muito boa, pois o trabalho é árduo para fazer com que possa existir conscientização das pessoas e todos tenham acessibilidade, mas isso leva tempo, pois não tem como mudar uma cidade de 139 anos em um curto período.

Durante o evento aconteceu a apresentação da Fanfarra “Américo Pagano”, da APAE de Cravinhos, que também realizou apresentação de seu coral e da dança “Xote das Meninas”. A APAE de Batatais contou com a apresentação da dança “Mães com Filhos”, de seu tradicional grupo de dança e peça teatral. Já a APAE de Ribeirão Preto proporcionou a “Dança do Jovem”, que fez todos os presentes levantarem e aplaudirem a grande apresentação de um jovem com Síndrome de Down. Além da apresentação do Projeto Guri de Cravinhos.

“Foram diversos momentos emocionantes durante esse dia, e tenho certeza que todas as crianças e adolescentes que estavam na quadra do João Nogueira gostaram muito das apresentações. Pretendemos realizar vários eventos e um desses é trazer o time de basquete sobre rodas para que faça um jogo em nossa cidade”, afirma o secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

No final ainda aconteceu a partida de futsal entre a APAE de Cravinhos e APAE de Batatais, sendo que o time cravinhense acabou vencendo por 7 a 3.

 

Galeria de Fotos



  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Endereço Prefeitura Municipal de Cravinhos   Rua Tiradentes, nº 253   /   Bairro  -  Centro   /   CEP   -   14.140-000
Telefone: +55 16-3951.9900   /   Fale com o Prefeito: +55 16-9103.6598   /   E-mail: imprensa@cravinhos.sp.gov.br