Dia D de campanha de vacinação contra o sarampo acontece nesse sábado (15/02)

O Ministério da Saúde realiza de 10 de fevereiro a 13 de março a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. O público-alvo são jovens entre 5 a 19 anos, faixa etária que tem acumulado um grande número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico.

“É uma faixa etária que deve ter uma atenção especial durante a campanha de vacinação, por isso temos pedido para que todos possam comparecer a uma Unidade de Saúde e sejam imunizados com a vacinação tríplice viral (sarampo/caxumba/rubéola)”, revela a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cravinhos, Gisleine Bosquim.

O Dia D da campanha acontece em todo o Brasil nesse sábado (15/02), em que as Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h. Em Cravinhos as Unidades “José Stella”, no bairro João Berbel I, e “João Anibal, no bairro Bela Vista, ficaram abertas para o atendimento de toda a população

“A responsabilidade da vacinação deve ser compartilhada entre o governo, os profissionais de saúde e toda a população. Todos devemos trabalhar para que o Brasil se livre do sarampo, e a única maneira de nos proteger é manter as vacinas em dia”, afirma Gisleine Bosquim.

Com o conceito “Mais proteção para a sua família”, a campanha visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, reforçando que o sarampo é uma doença grave e que pode matar.

Todos devem levar o cartão de vacinação, mas caso não tenha deve comparecer com documento com foto para que possa ser vacinado.

Vacinação até 13 de março

Quem não puder comparecer nesse sábado (15/02) terá até o dia 13 de março para comparecer em uma das quatro Unidades de Saúde de Cravinhos, e regularizar a caderneta de vacinação, assim se protegendo contra as doenças. Em dias normais as salas de vacinação funcionam de 2ª a 6ª feira das 7h30 às 16h.